Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
CONJECTURA: filosofia e educação
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Equipe Editorial
Atual
Arquivos
Anúncios
Submissões
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 (2020)
v. 25 (2020)
Publicado:
2020-12-07
Artigos
O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial / Michel Foucault’s archaeological thinking on materiality and referential
Evelyn Fernandes Azevedo Faheina
e020001
PDF
Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repontecializar a invenção na pesquisa sobre infância / Between two nihilisms: an acrobatic art to repotinalize the invention in research on childhood
Luiz Guilherme Augsburger, Celso Kraemer, Helena Almeida e Silva Sampaio
e020002
PDF
Os usos da biopolítica em Esposito e Agamben: tensionando a (agro)ecopedagogia / Los usos de la biopolítica en Esposito y Agamben: tensando la (agro)ecopedagogía
Óscar Emerson Zuñiga Mosquera
e020003
PDF
Sobre um possível contexto filosófico de descoberta da intuição heurística: uma interpretação a partir da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn / About a possible discovery context of heuristics intuition: an interpretation of The Structure of Scientific Revolutions by Thomas Kuhn
Onorato Jonas Fagherazzi, Paul Correa Henning
e020004
PDF
O Conceito de “Substância” na Metafísica e nas Categorias de Aristóteles / The concept of substance in Metaphysics and Categories of Aristotle
Paulo Alexandre e Castro
e020005
PDF
Gênese do complexo da arte: um estudo fundamentado na estética Lukacsiana / Genesis of the art complex: a study based on lukacsian aesthetics
Adele Cristina Braga Araujo, Josefa Jackline Rabelo
e020006
PDF
Superintelligenze digitali / Superinteligências digitais
Astro Calisi
e020007
PDF (Italiano)
Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professores / Disciplinary and control devices in teacher training
Robson Carlos Loureiro, Luciana de Lima
e020008
PDF
Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy
Jônatas Marcos da Silva Santos, Ademar de Lima Carvalho
e020009
PDF
Experiência como acontecimento: a necessidade de uma nova língua para a educação em Jorge Larrosa / Experience as phenomenon: the need for a new language in education in Jorge Larrosa
Samuel Mendonça, Amanda Tavares Venturoso
e020010
PDF
Morrer para sobreviver? O vírus que somos / Die to survive: the virus that we are
Marcos Namba Beccari
e020011
PDF
Estágio supervisionado na Educação Infantil: desafios e contribuições para a formação inicial de professores / Supervised stage in Children Education: challenges and contributions to initial teacher training
Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico, Kamile de Oliveira Silva, Heloisa Toshie Irie Saito
e020012
PDF
Espaços outros que convivem nas escolas: heterotopias / Other spaces in the schools – heterotopias
Deborah vier Fischer, Angelica Vier Munhoz
e020017
PDF
Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis
Rui Bragado Sousa, Diego Silva Rodrigues da Costa, Eduardo Oliveira Sanches
e020018
PDF
Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) / From revolution to constitutionalism: an analysis of the proposals for schooling adults in Portugal (1974-1986)
Rubens Luiz Rodrigues
e020019
PDF
Um pensamento pedagógico emergente das práticas educativas como humanização e diferença // Emergent pedagogical thinking of educational practices as humanization and difference
Luiz Artur dos Santos Cestari
e020020
PDF
Poética da notação esquizográfica: corpos, pensamento e linguagem em jogo // Poetic of Schizographic Notation: bodies, thinking and language at play
Diego Winck Esteves, Máximo Daniel Lamela Adó
e020021
PDF
Literatura e docência: uma justificativa estética da existência // Literature and teaching: an aesthetic justification of existence
Francieli Corbellini, Betina Schuler
e020022
PDF
Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views
Alexandre Anselmo Guilherme, Bettina Steren dos Santos, Carla Spagnolo
e020025
PDF
As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality
Tânia Rodrigues Palhano, Jório Mágno Oliveira de Souza
e020026
PDF
Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano // Processes of constitution of ludic impulses through aesthetic education of pedagogues in the university: a schillerian look
Ana Cristina Moraes, Luis Távora Furtado Ribeiro
e020028
PDF
Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno // Consequences of formative models: between modern and post-modern
Leoni Maria Padilha Henning, Genipo Soares de Oliveira Neto
e020029
PDF
Performatividade: atravessamentos de um dispositivo de controle na constituição de sujeitos escolares // Performativity: crossings of a control device in the constitution of a school subjects
Mirele Corrêa, Gicele Maria Cervi
e020030
PDF
Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought
Susane da Costa Waschinewski, Alex Sander da Silva, Monalisa Pivetta da Silva
e020031
PDF
Proposições em aula-sonho pela educação da diferença // Dream classroom Propositions for the Education of Difference
Sandra Mara Corazza, Marina dos Reis
e020032
PDF
A formação inicial enquanto espaço de desconstrução da experiência primeira: a construção do espírito científico do profissional pedagogo // Initial training as a space for the unique experience: the construction of the scientific spirit of the professional pedagogue
Ana Sara Castaman, Mario Luiz Junges Júnior, Josimar de Aparecido Vieira
e020033
PDF
Uma breve reflexão sobre o direito à preguiça // A brief reflection on the right to laziness
Fabiano Incerti
e020034
PDF
Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
José Lotúmolo Junior, Daniel Mill
e020035
PDF
Cisnormatividade, violência e instituição escolar // Cisnormativity, violence and school institution
Lindamar Alves Faermann, Silvio Luiz da Costa, Catarina Couto
e020036
PDF
A intuição doadora de sentido é o termo último da fenomenologia? // Is the sense-giving intuition the last term of phenomenology?
Felipe Bragagnolo, Everaldo Cescon
e020037
PDF
O homem de Piltdown e o ceticismo organizado na ciência // Piltdown man and organized skepticism in science
Guilherme Brambatti Guzzo, Valderez Marina do Rosário Lima
e020038
PDF
O trabalho da formação (bildung) da consciência em Hegel // Exertion of formation (Bildung) of consciousness in Hegel
Cleudio Marques Ferreira, Bruna Caroline Machado Gomes
e020039
PDF
Entrevistas
Paulo Freire, um tesouro do Brasil: entrevista com Professor Dr. Carlos Alberto Torres / Paulo Freire, a treasure of Brazil: interview with Professor Dr. Carlos Alberto Torres
Mariana Parise Brandalise Dalsotto
e020014
PDF
Pedagogia radical e inclusiva: possíveis horizontes em tempos de covid-19 e de pós-pandemia
Carlos Roberto Sabbi, Geraldo Antônio da Rosa
e020024
PDF (Español (España))
Resenhas
PONDÉ, Luiz Felipe. Espiritualidade para corajosos: a busca de sentido no mundo de hoje. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
Maria Helena Bortolon Rech
e020013
PDF
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Documentação Pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação
Lilibth Wilmsen
e020015
PDF
L’ECUYER, C. Educar na realidade. São Paulo: Fons Sapientiae, 2019.
Nancibel Webber Gonzalez
e020016
PDF
DOMINGUES, Ivan. O continente e a ilha: duas vias da filosofia contemporânea.
Thiago Luiz de Sousa
e020023
PDF
ARROYO, Miguel G. Vidas Ameaçadas: Exigências-respostas éticas da Educação e da Docência
Caroline Birnfeldt, Marina Fagundes Weisheimer
e020027
PDF
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Block title
O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula
624
Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência
481
MARTINS, Gilberto de Andrade.* Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa.
480
KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
404
As imagens do outro sobre a cultura surda
293
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Navegar
Desenvolvido por
Open Journal Systems