Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020018

Resumo

Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu
surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase o fundamento categórico para a crítica e o desnudamento das formas decadentes sob as quais a arte é “visualizada” na modernidade. A redução das formas estéticas de percepção da arte expressa-se no desaparecimento da experiência, na incapacidade de narrar, na crise da transmissão, enfim, no ensino
de arte.

 

Biografia do Autor

Rui Bragado Sousa

 

Diego Silva Rodrigues da Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA- UEM

Departamento de Educação e Teoria Crítica 

Eduardo Oliveira Sanches

Possui Licenciatura em Educação Física (2003) e em Pedagogia (2012); Especialização em Educação Pela Arte pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 2006); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM 2007); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente - 2017 

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Sousa, R. B., Costa, D. S. R. da, & Sanches, E. O. (2020). Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020018. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020018

Edição

Seção

Artigos