Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy

Autores

  • Jônatas Marcos da Silva Santos
  • Ademar de Lima Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020009

Resumo

O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade para alguns iluminados.

    

Biografia do Autor

Jônatas Marcos da Silva Santos

    

Ademar de Lima Carvalho

Ademar de Lima Carvalho. Possui Graduação em Pedagogia e Filosofia Mestre em Educação e Doutor em Educação Brasileira pela UNESP/Marília Professor Titular I da UFMT/Campus de Rondonópolis. Tem experiência na área de filosofia da educação e teoria da educação.  Investiga: Formação permanente de professor centrada na escola. Organização do trabalho pedagógico na escola: coordenação e gestão democrática. E-mail: ademarlc@terra.com.br.

    

Referências

DALBOSCO, C. A. Filosofia da educação como forma de vida e orientação de mundo. In: SEVERINO, Antônio Joaquim; LORIERI, Marcos A.; GALLO, Sílvio (org.). O papel formativo da filosofia. Jundiaí: Pacto Editorial, 2016. p. 52-68.

COÊLHO, I. M. Filosofia e educação. In: PEIXOTO, Adão José (org.). Filosofia, educação e cidadania. 3. ed. rev. Campinas, SP: Editora Alínea. 2010. p. 19-70.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Centauro, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

GALLO, S. A filosofia e as novas fronteiras da formação. In: SEVERINO, Antônio Joaquim; LORIERI, Marcos A.; GALLO, Sílvio (org.). O papel formativo da filosofia. Jundiaí: Pacto Editorial, 2016. p. 21-29.

GHEDIN, E. Ensino de filosofia no ensino médio. São Paulo: Cortez, 2008.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 7. ed. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

HORN, G. B. Ensinar filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba, CRV, 2017.

LEMES, P. A. Pra que serve a filosofia?. Ivaté: CERC. Não publicado.

LUCKESI, C. C.; PASSOS, E. S. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez, 1995.

MOREIRA, C. E. Criticidade. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J.

(org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

OLIVEIRA, I. A de. Filosofia da educação: reflexões e debates. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

OSOWSKI, C. I. Linguagem. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J.

(org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SEMERARO, G. Libertação e hegemonia: realizar a América Latina pelos

movimentos populares. Aparecida – SP: Ideias & Letras, 2009.

STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

STRECK, D. R. Esperança. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J.

(org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

TURNIL, B. S. O método de conscientização de Paulo Freire. In: TORRES, Carlos Alberto. Leitura crítica de Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1981.

ZITKOSKI, J. J. Dialética. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J.

(org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Santos, J. M. da S., & Carvalho, A. de L. (2020). Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020009. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020009

Edição

Seção

Artigos