Sobre a Revista

A revista Conjectura: filosofia e educação é uma revista Qualis A3 em Educação e em Filosofia editada pela Universidade de Caxias do Sul.

ISSN 0103-1457

e-ISSN 2178-4612

 

O escopo teórico da revista se limita, de forma geral, aos domínios da Filosofia Prática e da Educação. Nela, são publicados artigos inéditos sobre temas centrais dessas áreas, acolhendo investigações de caráter interdisciplinar nos campos da História e Filosofia da Educação, bem como dos Processos Educacionais, com atenção especial a questões relacionadas à linguagem, à tecnologia e à inclusão. No âmbito da Filosofia Prática, incluem-se pesquisas em ÉticaFilosofia PolíticaFilosofia Social e Filosofia do Direito. Além dos artigos, poderão ser publicados documentos inéditos, entrevistas, resenhas críticas e traduções.

 

BREVE HISTÓRICO

A Revista Conjectura: Filosofia e Educação tem como missão a divulgação da produção científica nas áreas da Educação e da Filosofia, incentivando o debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos.

A revista tem como objetivo servir de veículo não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras que se apresentam como alternativas a modelos estabelecidos. Almeja publicar resultados de pesquisas originais que contribuam para o avanço do conhecimento na área educacional e filosófica e também ser um espaço de compartilhamento de ideias entre pesquisadores nacionais e internacionais, contribuindo para a construção coletiva de saberes educacionais e filosóficos por meio de debates, revisões teóricas e estudos empíricos.

Criada na forma impressa, em 1992, a revista manteve-se ativa na circulação do conhecimento nas áreas de Educação e de Filosofia. Inicialmente com volumes semestrais, depois assumiu a periodicidade quadrimestral e, a partir de 2019, passou a ter fluxo contínuo. A revista sempre teve acesso aberto e, desde 2010, é uma publicação online. Divulga pesquisas relativas aos problemas centrais das áreas da Filosofia e da Educação, incluindo interrogações interdisciplinares que busquem esclarecer a relação entre a prática educativa e questionamentos filosóficos.
A revista é multilíngue e publica trabalhos em português, espanhol, francês, inglês, italiano e alemão, na forma de artigos inéditos, mas também poderão ser publicados documentos inéditos, resenhas críticas, debates, traduções.

Os trabalhos são submetidos à apreciação da Comissão Editorial e encaminhados a dois avaliadores ad hoc para parecer (sistema de duplo cego ou Double Blind Review). A seleção leva em consideração a originalidade, a relevância e a qualidade metodológica e científica. Avalia-se também sua adequação às normas da ABNT.

 

FOCO E ESCOPO TEMÁTICO

A Revista Conjectura é uma publicação editada de forma contínua (desde 1992) pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Caxias do Sul. Seu objetivo é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, atuando como instrumento de divulgação e de popularização do conhecimento produzido nesses campos.

Publica artigos nas áreas de Educação e Filosofia resultantes de pesquisas teóricas ou empíricas, reflexões sobre práticas e debates atuais e polêmicos. São aceitos para publicação estudos inéditos em português, espanhol, italiano, inglês, alemão e francês.

Para que um artigo seja publicado, deve oferecer contribuição teórica, metodológica ou analítica que promova o avanço das discussões e perspectivas no campo da Educação e/ou da Filosofia. A pluralidade de abordagens e a abertura a diferentes tradições intelectuais constituem pilares de sua política editorial, refletindo uma trajetória de mais de três décadas de diálogo interdisciplinar e de proposição de temas candentes para o pensamento educacional e filosófico contemporâneo.

O fluxo de submissão e publicação é contínuo. A revista recebe manuscritos durante todo o ano e os publica à medida que são aprovados, sem divisão por seções específicas. Os artigos podem ser assinados por até três autores, sendo ao menos um com título de doutor; as resenhas, por sua vez, devem ser de obras publicadas nos últimos três anos, preferencialmente nas áreas de Filosofia ou Educação, e podem ser assinadas por mestrandos e doutorandos.

As submissões são avaliadas inicialmente pelo Conselho Editorial, quanto à sua adequação à linha editorial da revista. Posteriormente, os manuscritos são encaminhados (anonimamente) a pareceristas com saber consolidado na área do artigo. O Conselho Editorial arquiva os originais não aprovados e reserva-se o direito de requerer revisão, modificação ou reelaboração dos textos submetidos, sem que isso implique compromisso com a publicação.

A revista mantém o princípio de interstício mínimo de dois anos entre publicações de um mesmo autor.