Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano // Processes of constitution of ludic impulses through aesthetic education of pedagogues in the university: a schillerian look

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DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020028

Resumo

Este texto reflete sobre possibilidades de educação estética na universidade como necessidade premente à formação inicial de docentes, mais especificamente de pedagogos, no sentido da ampliação e do aperfeiçoamento de sua percepção estética, aliadas ao desenvolvimento de uma postura atenta aos contextos sócio-históricos vivenciados. Nessa direção, problematiza sobre quais dispositivos pedagógicos podem ser acionadores de impulsos lúdicos na formação de docentes, sob a luz das concepções de Schiller (2009, 2011). Dentre outras contribuições teóricas, o texto cita ainda Freire (1996), que tece importantes considerações sobre as relações entre estética e ética na formação de professores, e que, a nosso ver, o
aproxima das ideias de Schiller; Snyders (1995), que trata do espaço universitário como locus privilegiado para se gerar a alegria cultural, energia necessária à aprendizagem diversificada e enriquecedora do repertório científico-cultural dos estudantes; Moraes e Therrien (2018) que refletem sobre a necessidade de ampliação do repertório cultural dos docentes; e Moura (2012) que aponta à maleabilidade pedagógica do professor como exigência de um perfil flexível e complexo. O trabalho constitui um estudo bibliográfico imerso no campo da filosofia da educação, guiado, entretanto, por reflexões amparadas em experimentações estético-pedagógicas vivenciadas, em processos de formação inicial docente, no âmbito de uma universidade pública estadual brasileira. Com o estudo, infere-se que à universidade cabe o papel decisivo de garantir e estimular o acesso a experiências estéticas que tanto ampliem o repertório artístico-cultural de estudantes como também neles favoreça a criação de impulsos lúdicos, tornando-os mais perceptivos e criativos, sendo que isso se materializará por meio de proposições curriculares de cada curso, aliadas às condições estruturais concretas dessa universidade.

Palavras-chave: Educação estética. Impulsos lúdicos. Universidade. Formação de docentes. Pedagogia.

 

Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutoranda em Educação - UFC. Doutora em Educação - UNICAMP. Mestra em Educação - UFC. Professora Adjunta da UECE/FACEDI. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UECE e ao Metrado Acadêmico Intercampi - MAIE/UECE.

 

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutor em educação na École dês Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS (Paris).Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor:  Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Grupos de Pesquisa: Ontologia Marxiana e Educação - UFC   (pesquisador); Educação, Currículo e Ensino – LECE, Eixo: Formação de Professores (pesquisador) NHIME - Núcleo de História e Memória da Educação - UFC   (pesquisador). 

Referências

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Moraes, A. C., & Ribeiro, L. T. F. (2020). Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano // Processes of constitution of ludic impulses through aesthetic education of pedagogues in the university: a schillerian look. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020028. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020028

Edição

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Artigos