A formação inicial enquanto espaço de desconstrução da experiência primeira: a construção do espírito científico do profissional pedagogo // Initial training as a space for the unique experience: the construction of the scientific spirit of the professional pedagogue

Autores

  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão
  • Mario Luiz Junges Júnior Prefeitura Municipal de Passo Fundo
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020033

Resumo

Partindo do pressuposto de que os obstáculos epistemológicos, propostos por Gaston Bachelard, provocam situações de imobilidade frente ao conhecimento, impossibilitando, na maioria das vezes, o desenvolvimento científico e bloqueando as capacidades dos sujeitos para uma atuação crítica e questionadora, característica da nova ciência, este artigo tem a finalidade de refletir sobre as contribuições da formação inicial do pedagogo para a desconstrução da experiência primeira. Para tanto, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental pautada nos estudos de Bachelard que trata dos obstáculos epistemológicos à formação do espírito científico, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e dados de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de 08 (oito) Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no recorte temporal de 2018. Tal relação, entre o que descreve as Diretrizes e o que Bachelard pontua na formação do espírito científico, apresenta-se como possibilidade de compreensão e abertura de discussões a respeito do distanciamento de profissionais pedagogos dos espaços de pesquisa e experiências científicas em educação. A partir do contato com as obras pesquisadas e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, Licenciatura (BRASIL, 2006), percebeu-se entendimentos sobre a formação do pedagogo pesquisador, assim como pretextos para a necessidade de se continuar insistindo nessa dimensão formativa. Ainda, constatou-se que a formação inicial pode colaborar para a constituição do espírito científico do pedagogo, ampliando suas atuações enquanto cientista da educação. Para isso, torna-se necessário que os cursos de formação inicial tenham como fundamento a existência de obstáculos que podem, de modo negativo, contribuir para a inércia de seus estudantes.

Palavras-chave: Espírito científico. Formação de pedagogos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia.

  

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.  

Mario Luiz Junges Júnior, Prefeitura Municipal de Passo Fundo

Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, bolsista PROSUP/CAPES. Acadêmico do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional no IFRS, Campus Sertão. Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (2018). Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2008). Analista de RH Estratégico pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH (2013). Atua como Psicólogo na Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Passo Fundo.  

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.  

Referências

BACHELARD, G. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2000.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 5. impr. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC, 2006.

CASTAMAN, A. S.; JUNGES Jr., M. L. A docência e o processo de ensino e aprendizagem: as contribuições da psicologia enquanto base teórica na formação de pedagogos. In: DICKMANN, I. Vozes da Educação, volume I. São Paulo: Dialogar, 2018.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1997.

ELLIOTT, J. A. docência como aprendizagem. In: SEBARROJA, J. C. (org) [et al]. Pedagogo do século XX. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FONSECA, D. M. A pedagogia científica de Bachelard: uma reflexão a favor da qualidade da prática e da pesquisa docente. Educação e Pesquisa. vol. 34 nº. 2 São Paulo Maio/Ago. 2008. p. 361-370,

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GOMES, H. J. P.; OLIVEIRA, O. B. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Ciências e Cognição. v. 12. Rio de Janeiro: 2007. p. 96-109.

LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. E. D. A. (Org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2002.

MELO, A. A construção do objeto turístico: diálogos com a epistemologia de Gaston Bachelard e Pierre Bourdieu. IV SeminTur. Caxias do Sul: julho. 2006. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/tplSemMenus/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_4/arquivos_4_seminario/GT14-10.pdf>. Acesso em: 01. out. 2018.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 843-876, Out. 2006.

LIBÂNEO, J. C.; PARREIRA, L. D. Pedagogia como Ciência da Educação (Resenha). Cadernos de pesquisa. v. 37 n. 131. maio/ago. 2007. p. 511-518.

LEITE, I. O pedagogo e o cientista da educação. Momento. v. 13. Rio Grande: 2007. P.113-123.

MOLINA, R.; GARRIDO, E. A produção acadêmica sobre Pesquisa-Ação em Educação no Brasil: mapeamento das dissertações e teses defendidas no período de 1966- 2002. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, Belo Horizonte, v. 02, p.27-40, jan/jul. 2010.

PIMENTA, S. G. Professor-Pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos. v. 5, n. 1, Itajaí, jan./abr. 2005. p. 09-22.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

VELANES, D. Alguns aspectos sobre o novo espírito científico na epistemologia de Gaston Bachelard. Saberes. Natal, v. 1, n. 16, p. 66-82, ago. 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Castaman, A. S., Junges Júnior, M. L., & Vieira, J. de A. (2020). A formação inicial enquanto espaço de desconstrução da experiência primeira: a construção do espírito científico do profissional pedagogo // Initial training as a space for the unique experience: the construction of the scientific spirit of the professional pedagogue. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020033. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020033

Edição

Seção

Artigos