Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020035Resumo
Este trabalho analisa reflexões sobre a abordagem pedagógica denominada “Metodologias Ativas”, que estão sendo apresentadas como alternativa para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados alguns dos principais elementos das Metodologias Ativas, principalmente suas características mais evidentes. Busca, também, trazer à discussão alguns questionamentos sobre essa abordagem pedagógica, indicando a existência de possíveis dificuldades que possam comprometer a aplicação das Metodologias Ativas. A partir deste estudo, registra-se que são necessários novos estudos sobre as potencialidades e dificuldades de implantação de Metodologias Ativas, analisando
resultados efetivos de aprendizagem ativa.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem ativa. Tecnologias digitais. Educação.
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