Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O manuscrito não possui identificação de autoria. Obrigatoriamente todos os dados de autoria e instituição dos proponentes são inseridos no sistema da Revista.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
-
No ato da submissão, o(a) autor(a) deve inserir a folha de rosto, como documento complementar, contendo os seguintes dados:
Autor 1
Orcid:
e-mail:
Minibiografia:
Autor 2
Orcid:
E-mail:
Minibiografia:
Artigos
Os artigos devem enfocar problemas filosóficos ou educacionais. Devem apresentar a contribuição dos filósofos e pedagogos para a solução de problemas da filosofia e da educação relevantes. Podem ser relatos de experiências, estudos de caso, pesquisa-ação ou survey. Não publicamos artigos de revisão bibliográfica.Entrevistas
Resenhas
Publica-se resenhas de obras recentes, preferencialmente das áreas de Educação e Filosofia, com uma extensão entre 3 e 5 páginas. Os textos devem ser submetidos em documento word ou compatível, sem identificação de autoria, e seguindo as normas ABNT.Traduções
Publica-se, após avaliação do Conselho Editorial, traduções de textos clássicos de Filosofia e de Educação.
Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.
Dossiê ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE
Dossiê EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADEPEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA
Dossiê PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVAEDUCAR NA(S) INFÂNCIA(S): EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES
Título da Seção Temática: EDUCAR NA(S) INFÂNCIA(S): EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES
Organizadoras: Rochele Rita Andreazza Maciel (Universidade de Caxias do Sul) e Claudia Panizzolo (Universidade Federal de São Paulo)
O estudo da infância tem sido marcado por variadas concepções e representações acerca do conceito de criança, que ao longo dos séculos foram sendo modificadas de acordo com fatores econômicos, sociais, culturais, demográficos etc. Atualmente as concepções buscam considerar a infância e a criança em suas especificidades, como sujeito social ativo que interpreta e age no mundo.
O processo de compreensão dessas atuais concepções de criança e infância assenta-se na ação reflexiva e interpretativa assumida como um exercício teórico-metodológico que visa desvelar o protagonismo infantil, corroborando assim, para o avanço epistemológico do paradigma social da infância na contemporaneidade, através de novas imagens de criança que emergem na atual ordem socia. Neste sentido, é na infância que a criança possui múltiplas formas de se expressar e todas devem ser validadas, ressaltadas e respeitadas. Larrosa (2004, p. 25-26) afirma que a infância continua sendo um período importante para o desenvolvimento, no qual acontecerão as melhores e mais variadas experiências de vida. Aliás, podemos dizer que é nesse período que as experiências mais prazerosas e enriquecedoras acontecem e que agregam novos conhecimentos sobre o mundo.
O presente Dossiê pretende divulgar conhecimentos acerca da(s) infância(s), a partir de dois temas centrais, a educação e a saúde na infância, vinculados ao II Congresso Internacional Educar na(s) infância(s). Esses temas pressupõem diálogos intensos e contínuos, visando a produção de conhecimentos diante do cenário em que se encontra a educação das crianças pequenas.
Prazos e datas planejados
Envio dos convites e recebimentos de aceites: Até 10 de novembro de 2022.
Recebimento dos textos: Até 28 de junho de 2023.
Devolução e correções: Até 28 de julho de 2023.
Publicação: Até dezembro de 2023.
Declaração de Direito Autoral
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.