Submissões
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Artigos
Os artigos devem enfocar problemas filosóficos ou educacionais. Devem apresentar a contribuição dos filósofos e pedagogos para a solução de problemas da filosofia e da educação relevantes. Podem ser relatos de experiências, estudos de caso, pesquisa-ação ou survey. Não publicamos artigos de revisão bibliográfica.Entrevistas
Resenhas
Publica-se resenhas de obras recentes, preferencialmente das áreas de Educação e Filosofia, com uma extensão entre 3 e 5 páginas. Os textos devem ser submetidos em documento word ou compatível, sem identificação de autoria, e seguindo as normas ABNT.Traduções
Publica-se, após avaliação do Conselho Editorial, traduções de textos clássicos de Filosofia e de Educação.
Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.
Dossiê ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.Dossiê: EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE
Dossiê EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADEPEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA
Dossiê PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVAEDUCAR NA(S) INFÂNCIA(S): EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES
Título da Seção Temática: EDUCAR NA(S) INFÂNCIA(S): EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS, TENSÕES
Organizadoras: Rochele Rita Andreazza Maciel (Universidade de Caxias do Sul) e Claudia Panizzolo (Universidade Federal de São Paulo)
O estudo da infância tem sido marcado por variadas concepções e representações acerca do conceito de criança, que ao longo dos séculos foram sendo modificadas de acordo com fatores econômicos, sociais, culturais, demográficos etc. Atualmente as concepções buscam considerar a infância e a criança em suas especificidades, como sujeito social ativo que interpreta e age no mundo.
O processo de compreensão dessas atuais concepções de criança e infância assenta-se na ação reflexiva e interpretativa assumida como um exercício teórico-metodológico que visa desvelar o protagonismo infantil, corroborando assim, para o avanço epistemológico do paradigma social da infância na contemporaneidade, através de novas imagens de criança que emergem na atual ordem socia. Neste sentido, é na infância que a criança possui múltiplas formas de se expressar e todas devem ser validadas, ressaltadas e respeitadas. Larrosa (2004, p. 25-26) afirma que a infância continua sendo um período importante para o desenvolvimento, no qual acontecerão as melhores e mais variadas experiências de vida. Aliás, podemos dizer que é nesse período que as experiências mais prazerosas e enriquecedoras acontecem e que agregam novos conhecimentos sobre o mundo.
O presente Dossiê pretende divulgar conhecimentos acerca da(s) infância(s), a partir de dois temas centrais, a educação e a saúde na infância, vinculados ao II Congresso Internacional Educar na(s) infância(s). Esses temas pressupõem diálogos intensos e contínuos, visando a produção de conhecimentos diante do cenário em que se encontra a educação das crianças pequenas.
Prazos e datas planejados
Envio dos convites e recebimentos de aceites: Até 10 de novembro de 2022.
Recebimento dos textos: Até 28 de junho de 2023.
Devolução e correções: Até 28 de julho de 2023.
Publicação: Até dezembro de 2023.
Declaração de Direito Autoral
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