Proposições em aula-sonho pela educação da diferença // Dream classroom Propositions for the Education of Difference

Autores

  • Sandra Mara Corazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marina dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020032

Resumo

Tão aberto como um sonho, este artigo de teor ensaístico aborda alguns estudos em filosofia e psicologia que tratam sobre a interpretação e a função social do sonho, aproximando escrita e educação. Essa educação sensível torna-se crítica e artística ao lidar com evocações de imagens e sensações do inconsciente individual e do coletivo. Pelo diapasão da Filosofia da Diferença, traçamos proposições a pensar pelo ritmo do sonho, sentir suas ressonâncias sociais e para a elaboração da escrita em educação. Aulas-sonho, sonhografias e não lugares emergem do inconsciente em imagens a-traduzir, isto é, do que está para ser traduzido diante da linguagem. Nesse revezamento entre o corpo, o real e o sonho, dimensionamos alguns apontamentos acerca do feminino e do trauma como disparadores sociais para problematizarmos esses afetos ao corpo do docente que pensa e sonha empiricamente, diante do real da educação. Nesse arquivo de uma educação latente, e, a partir dessa abordagem em labor de sonho, uma poética é traduzida. Assim como os quadros oníricos alimentam a realidade, a realidade alimenta nossos pensamentos, sonhos, valorações e interpretações da vida. A proposta da escrita que sonha é maneira de uma prática de si transindividual, por isso educativa e filosófica. Operacionalizando o pensar pela interpretação de sonhos, mas dela perspectivando um método de sonhar a escrita, apresentamos propostas de exercícios sonhográficos para este jogo de pensamento, que não é apenas da memória descritiva, mas da evocação de signos pré-linguagem. Tais signos traduzem a sonhografia como prática de si. O desejo docente não é uma falta, mas vontade de poesia didática que opera nos currículos ao afirmar a aula-sonho como potência de pensamento.

Palavras-chave: Sonho. Educação. Escrita. Educação da Diferença.

 

Biografia do Autor

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sandra Mara Corazza, Doutora em Educação, Professora Titular Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil. Pesquisadora de Produtividade do CNPq 1B.

ORCID http://orcid.org/0000-0002-1237-198X

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4785443H5

   

Marina dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação, Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença-Educação, sob orientação da Profª Drª Sandra Mara Corazza. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil; ORCID https://orcid.org/0000-0002-2088-5358

 Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779149E8

 

   

Referências

BERADT, Charlotte. Sonhos no Terceiro Reich: a origem da ideia. In: BERADT, Charlotte. Sonhos do Terceiro Reich. Trad. Silvia Bittencourt. São Paulo: Três Estrelas, 2017. [184 p.] p. 29-55.

DELEUZE, Gilles. O ato de criação [Palestra de 1987], Trad. José Marcos Macedo. São Paulo: Folha de São Paulo, 1999, 14 p.

DUNKER, Christian. O sonho como ficção e o despertar do pesadelo. In: BERADT, Charlotte. Sonhos do Terceiro Reich. Trad. Silvia Bittencourt. São Paulo: Três Estrelas, 2017. p. 8-26.

FREUD, Sigmund. Dream Psychology Psychoanalysis for Beginners. Trad. M. D. Eder. The Project Gutenberg: EBookk#15489. 2005. 237 p. Disponível em: < http://www.gutenberg.org/ebooks/15489 > . Acesso em: 19. Jul. 2019.

JUNG, Carl Gustav. Consideraciones generales sobre la psicología del sueño. In: JUNG, Carl Gustav. Energetica psiquica y esencia del sueño. Trad. Ludovico Rosenthal e Blas Sosa. Buenos Aires: Paidos, 1954. p. 108-163.

KEROUAC, Jack. O livro dos sonhos.Trad. Milton Persson. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013, 256 p.

SIGNELL, Karen A. Entendendo os sonhos. In: SIGNELL, Karen A. A sabedoria dos Sonhos: para desvendar o inconsciente feminino.i Trad. Carmen Fischer. São Paulo: Ágora, 1998. p. 35-64.

TÜRCKE, Christoph. Palavra. In: TÜRCKE, Christoph. Filosofia do Sonho. Trad. Paulo Rodi Schneider. [Coleção Filosofia, 36]. Ijuí: Unijuí, 2010. p. 213-299.

ZORDAN, Paola. Matérias. In: ZORDAN, Paola. Gaia Educação: arte e filosofia da diferença. p. 33-38.

Downloads

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Corazza, S. M., & Reis, M. dos. (2020). Proposições em aula-sonho pela educação da diferença // Dream classroom Propositions for the Education of Difference. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020032. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020032

Edição

Seção

Artigos