Estágio supervisionado na Educação Infantil: desafios e contribuições para a formação inicial de professores / Supervised stage in Children Education: challenges and contributions to initial teacher training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020012

Resumo

O artigo objetiva refletir acerca dos embates vivenciados pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, durante o momento de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, buscando identificar a contribuição desta disciplina no curso de Pedagogia para a formação dos futuros profissionais. Para isso, partimos da importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores e sustentamos a reflexão a partir da análise documental do plano de ensino da disciplina e de dezenove relatórios de estágio, no contexto de uma instituição pública de Ensino Superior. As análises estão respaldadas em autores como Kishimoto (2001, 2011), Pimenta (2002, 2006), dentre outros que contribuem para pensarmos a relevância do estágio, como elemento formador. Dadas as necessidades e o franco desenvolvimento vivido pelas crianças na faixa etária da Educação Infantil, torna-se necessária uma formação inicial consistente em que os futuros docentes sejam capacitados a trabalhar fomentando nas crianças habilidades sociais, intelectuais, físicas e afetivas. Os dados evidenciaram um distanciamento entre o contexto estudado na universidade e o cotidiano nas instituições de Educação Infantil, condição que torna menos qualificada a experiência do estágio supervisionado, mas não reduz sua importância como momento de reflexão e aproximação com o campo de trabalho. Embora exista uma relação entre o plano de ensino da disciplina e os relatórios analisados, ainda persiste uma grande distância entre a formação oferecida no âmbito acadêmico e a prática das instituições. Isso, ao contrário de oferecer um descrédito à formação, demonstra uma necessidade de melhor preparo e espaço para as discussões acerca da Educação Infantil, nos cursos de formação de docentes.

 

Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR.

 

Eliane Dominico, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO. 

Kamile de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO.

 

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá/UEM. Maringá/PR. 

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Mesomo Lira, A. C., Dominico, E., de Oliveira Silva, K., & Irie Saito, H. T. (2020). Estágio supervisionado na Educação Infantil: desafios e contribuições para a formação inicial de professores / Supervised stage in Children Education: challenges and contributions to initial teacher training. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020012. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020012

Edição

Seção

Artigos