Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno // Consequences of formative models: between modern and post-modern

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020029

Resumo

O presente artigo pode ser justificado como um breve panorama do debate entre modernidade e pós-modernidade em suas implicações ao campo da educação e formação humana, diante da emergência de nova humanidade, fruto do capitalismo tardio, com suas promessas não cumpridas, diante da colonização de todas as esferas, inclusive da própria educação. Assim, este trabalho visa a traçar alguns contornos do complexo liame entre modernidade e pós-modernidade, bem como a concepção de homem decadente, por um lado, e de homem emergente, de outro, ante essa nova condição geracional. Para tal, o trabalho se constitui de uma pesquisa de metodologia teórico-conceitual, propondo-se como uma contribuição ao recorrente questionamento sobre a relevância das metanarrativas na formação humana, tomando como autores “estelares” Kant e Nietzsche, justificando, inclusive, uma espécie de pré-história do debate entre os metarrelatos. Daí, portanto, as escolhas conceituais deste artigo, que se deu por agenciamentos que possibilitassem a defesa de uma concepção vitalista, inerentemente criativa, como uma disciplina do pensamento indispensável a uma humanidade que se queira para além da mera reprodução erudita, do cinismo mercadológico ou, ainda, dos desígnios tecnocientíficos e rudeza materialista-determinista que rondam o tempo presente. Portanto, o artigo sugere que o novo paradigma em construção, ao se pautar por uma nova lógica, nos possibilita, considerando as críticas à modernidade, dar vazão a novo horizonte ético, que considere o homem em sua integridade. Ou seja, compreendido como “sujeito peninsular” (que habita entre o biológico e o cultural), e não, como sonhava a modernidade, como homem “insular”, tido como sobrenatural, desenraizado do corpo e da natureza.

Palavras-chave: Formação humana. Educação. Modernidade. Pós-modernidade.


 

Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1974), "Master of Science" pela Iowa State University of Science and Technology (1990) e "Master of Education" pela Mississippi State University (1977). Doutorou-se pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) obtendo em 2003 o grau de doutora em educação. Realizou projeto de pesquisa para Pós-Doutoramento sob a orientação do prof. Dr. Luiz Henrique Dutra da Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora Associada C-40 (AC-C) da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, trabalhando com as disciplinas filosóficas na Graduação e no Programa de Mestrado em Educação. Os temas a seguir aparecem com maior freqüência nas açoes e estudos desenvolvidos: filosofia e educação, pragmatismo, positivismo, filosofia e educação no Brasil, filosofia para crianças e filosofia da educação. Foi pesquisadora Produtividade da Fundação Araucária (2016-2017). Professora convidada pela Posgraduación en Educación (Maestría y Doutorado) da Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires - UNICEN - oferecendo a disciplina "Tradición deweyana en el pensamiento filosófico--educativo" (45h) em 2018.   

Genipo Soares de Oliveira Neto, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em educação e graduado em filosofia (pela Universidade Estadual de Londrina) e professor de filosofia da rede estadual do Paraná desde 2008.   

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Henning, L. M. P., & Oliveira Neto, G. S. de. (2020). Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno // Consequences of formative models: between modern and post-modern. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020029. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020029

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Artigos