As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020026

Resumo

O presente artigo procura refletir como elementos das tecnologias da informação e comunicação na educação se localizam na epistemologia hermenêutica. Essa realidade acaba gerando um enorme desafio à educação no sentido de encontrar “razões” que justifiquem, não só metodologias, mas o seu sentido de ser no mundo conectado. Partindo da “compreensão” como modo de ser do indivíduo humano (Heidegger) e, consequentemente, lócus apropriado para a reflexão e o fazer pedagógico (Gadamer) pretende-se apresentar uma abordagem viável da TIC no processo educativo a partir da epistemologia hermenêutica. O trabalho pretende apresentar a racionalidade hermenêutica como uma epistemologia totalmente viável para promover a compreensão teórica-conceitual da utilização das novas tecnologias da comunicação e informação no âmbito dos processos educativos contemporâneos, para tanto se ancora nas noções de compreensão (Heidegger) e de linguagem (Gadamer), bem como nas noções de
ciberespaço e hipertexto (Levy). Resultado de uma pesquisa bibliográfica nos autores já mencionados, bem como seus comentadores, na primeira parte procura apresentar a hermenêutica como alternativa  epistemológica em face da crise da razão metafísica e científica, e na segunda parte, busca-se apresentar a relação entre as novas tecnologias da informação e comunicação e a racionalidade hermenêutica. Ao romper com a racionalidade técnico-científica da modernidade, compreende a hermenêutica como um paradigma epistemológico viável com vista à compreensão das tecnologias da informação e comunicação na educação, uma vez que, em função de tais tecnologias, a capacidade do homem contemporâneo de refletir e dizer a realidade requer bases teóricas e metodológicas que preservem as dimensões históricas e culturais nas quais o homem contemporâneo está inserido.

Palavras-chave: Filosofia. Educação. Tecnologia. Hermenêutica.

 

Biografia do Autor

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorado em Educação na UNICAMP. Doutora e Mestre em Educação pela UFPB. Graduada em Filosofia pela UFPB. Professora do Departamento de Fundamentação da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Educação da UFPB na área de Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia no nível médio, Ética e Educação.

 

Jório Mágno Oliveira de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Filosofia pela UFPB e Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçãona-PPGE na Universidade Federal da Paraíba.

 

 

Referências

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Palhano, T. R., & Souza, J. M. O. de. (2020). As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020026. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020026

Edição

Seção

Artigos