v. 27 (2022)

					Visualizar v. 27 (2022)
Publicado: 2022-11-25

Apresentação

Artigos

  • La persona. I presupposti imprescindibili dell'etica personalista: imperatività, obbligazione, liberazione

    Gianfranco Bosio
    e022010
  • A microfísica reativa procrustiana, corpos transexuais e o trans-dialogismo educacional

    Filipe Lima Silva, Claudia Glavam Duarte
    e022011
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022011
  • A ciência que “não pensa” e a provocação da natureza em Heidegger

    Antônio José Nascimento
    e022012
  • FILOSOFIA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTRIBUIÇÃO FORMATIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

    Antonio Filogenio de Paula Junior
    e022013
  • Notas sobre a masculinidade no pensamento pedagógico de Johann Friedrich Herbart

    Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Celso Conti
    e022014
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022014
  • Pensar a raça: Educação como prática da liberdade para superação do racismo

    Patricia Ketzer, Róbson Peres da Rocha
    e022015
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022015
  • As sombras que a invisibilidade da pandemia projeta: quais alternativas para o porvir?

    Vânia Gomes Zuin, Caroindes Julia Corrêa Gomes
    e022016
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022016
  • Interfaces da bioética global de Potter com a teoria da complexidade de Edgar Morin em vista de novos saberes à educação do futuro

    Valquiria Elita Renk, Anor Sganzerla, Graciano Pedro Pessuro
    e022017
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022017
  • É possível eliminarmos a transferência no ensino?

    Ronaldo Filho Manzi
    e022018
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022018
  • A espetacularização de si nas mídias sociais: o/a leitor/a-espetáculo e as pedagogias da visibilidade

    Handherson Leyltton Costa Damasceno, Barbara Coelho Neves
    e022019
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022019
  • Pesquisa: três dimensões formativas

    José Pedro Boufleuer, Vânia Lisa Fischer Cossetin, Maria Regina Johann
    e022020
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022020
  • Educação para a humanização na perspectiva da ética da alteridade

    Carlos Alberto Tolovi, João Batista de Albuquerque Figueiredo, Francione Charapa Alves
    e022021
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022021
  • Professores(as) formadores(as) e suas concepções sobre o papel do(a) professor(a): uma análise a partir de Giroux, Freire e Gur-Ze´ev

    Arthur da Silva Poziomyck, Alexandre Anselmo Guilherme
    e022022
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022022
  • Percepções de professores de filosofia sobre a especificidade da disciplina de filosofia

    Fabio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira
    e022023
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022023
  • Sobre a filosofia como pedagógica do sagrado: uma abordagem decolonial

    Bruno Santos Alexandre
    e022024
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022024
  • Abordagem filosófica da política/gestão da formação de professores na perspectiva substantiva/ético-política

    Roberto Francisco de Carvalho, Rosilene Lagares, Doracy Dias Aguiar de Carvalho
    e022025
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022025
  • A representação na esfera do teatro segundo Jean-Jacques Rousseau

    Luciano da Silva Façanha, Irlene Veruska Batista da Silva
    e022026
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022026
  • O ensino de filosofia na educação básica: possibilidades de resistência

    Ana Sara Castaman, Rodrigo Magarinus
    e022033
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022033
  • As opiniões reputadas (endoxa) no contexto atual

    Idalgo José Sangalli
    e022034
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022034
  • Comunitarismo: uma abordagem teórica e um estudo de caso

    Keberson Bresolin, Vitor Elias Sanches
    e022035
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022035
  • Diversidade, democracia e justiça: as minorias político-culturais e a educação básica pública

    Leno Francisco Danner, Julie Dorrico, Fernando Danner
    e022036
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022036
  • Cognições corporais: o sentido do olfato e a experiência do sabor

    Rosalia Cavalieri
    e022037
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022037
  • Do cristão moralista ao budista niilista: reflexões sobre a moral contemporânea a partir da Genealogia da moral de Nietzsche

    Daniel Bittencourt Portugal, Marcos Namba Beccari
    e022038
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022038

Entrevistas

  • Historia de la práctica pedagógica: entrevista con Bernardo Barragán Castrillón

    José Edimar de Souza
    e022040
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022040

Resenhas