Abordagem filosófica da política/gestão da formação de professores na perspectiva substantiva/ético-política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022025

Resumo

O texto aborda a política e gestão da formação de professores no Brasil na perspectiva da filosofia da práxis. Resulta de pesquisa sobre a formação de professores na tensão entre as dimensões econômico-corporativa e ético-política” e tem por objetivo explicitar alguns dos fundamentos da política/gestão da formação dos professores na dimensão substantiva/ético-política. O estudo utiliza-se das pesquisas bibliográfica e empírico/documental e ancora-se na abordagem materialista e crítico-dialética para interpelar a existência teórico-prática da ótica formativa emancipadora fundamentada nos princípios ético-políticos e da filosofia da práxis e seus impactos para o trabalho docente. A pesquisa revelou que a formação de professores no Brasil, tendencialmente, relegou a segundo plano a dimensão político-cultural, no entanto, a instrumentalização da formação, predominante no país, não ocorreu de forma linear e sem a disputa por uma formação de professores em um prisma substantivo, libertário e emancipador, expresso no trabalho docente em espaço formativo.

Biografia do Autor

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Roberto Francisco de Carvalho –PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Compõe o quadro de formadores da Rede Colaboração Tocantins (RCT).  É pesquisador na área de Sociedade, Política e Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao: Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; Núcleo de pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED); e Rede Universitas/Br. E-mail: carvalho1917@gmail.com

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Rosilene Lagares - Pós-doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas/Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional); Professora do Curso de Doutorado em Educação da Rede EducaNorte; É líder e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq/Plataforma Lattes/UFT: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares e Educativas (Gepce); Pesquisadora do Grupo Educação, Políticas Públicas e Cidadania; Coordenadora do Subgrupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (EpeEM), do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE) e da Pesquisa Rede MAPA

Doracy Dias Aguiar de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doracy Dias Aguiar de Carvalho - Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Assistente Social da Universidade Federal do Tocantins
(UFT). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da UFT e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social. (GEPEDSS/UNB).

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Carvalho, R. F. de, Lagares, R., & Carvalho, D. D. A. de. (2022). Abordagem filosófica da política/gestão da formação de professores na perspectiva substantiva/ético-política. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022025. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022025

Edição

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Artigos