Sobre a filosofia como pedagógica do sagrado: uma abordagem decolonial

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DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022024

Resumo

Trata-se, neste artigo, de investigar as noções de filosofia, pedagogia e espírito à luz dos debates decoloniais. Neste sentido, a partir de um diálogo que procuro estabelecer com Enrique Dussel, Catherine Walsh e M. Jacqui Alexander, desenvolvo três hipóteses. Em primeiro lugar, apresento certa noção de pedagogia como constitutiva da própria filosofia (portanto, a ideia de pedagogia para além de mero instrumento, meio ou termo acessório à filosofia). Em segundo lugar, argumento que essa dita pedagógica-filosófica precisará ser entendida como a epistemologia indispensável para a abordagem, conhecimento e tratamento da realidade, no seguinte sentido: mediante o aprender e o ensinar alternadamente (como práxis, atitude e método filosófico por excelência), tornar possível que a realidade apareça. E esse é mais um dos pontos em relação aos quais os três autores estão de acordo, assim como em relação ao terceiro e mais importante movimento da presente investigação. Pois será, então, do reconhecimento do fracasso da ontologia universalista (moderna e colonial), mais precisamente, do encontro com uma realidade indeterminada e aberta, que se poderá a fundo compreender o sentido da atitude pedagógica (da epistemologia pedagógica) que descerra toda a realidade possível. Tal realidade sempre Outra – que não se pode localizar em qualquer lugar ou tempo, na mesma medida em que se faz presente em todos os lugares e momentos – é o que se poderá caracterizar como espírito. E é o que fará do espírito, por conseguinte, agência de resistência e perturbação a todo esforço epistemológico/filosófico, tanto quanto (e por isso mesmo) da atitude pedagógica-filosófica instância de revelação de um mundo prenhe de sentidos possíveis.

Biografia do Autor

Bruno Santos Alexandre

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Filosofia no Ensino Básico (Fundamental 1), na rede municipal de ensino de Itupeva-SP.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Santos Alexandre, B. (2022). Sobre a filosofia como pedagógica do sagrado: uma abordagem decolonial. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022024. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022024

Edição

Seção

Artigos