As sombras que a invisibilidade da pandemia projeta: quais alternativas para o porvir?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022016

Resumo

Há meses a população mundial enfrenta a pandemia causada pelo COVID-19, uma situação ímpar e talvez a mais desafiadora que rememoramos. Para a maioria dos sujeitos, esta crise junta-se às demais emergências e reforça injustiças, violências, discriminações e sofrimento, uma vez que são considerados invisíveis e sobrevivem em espaços desprovidos de higiene, saúde, educação e segurança e repletos de outras manifestações de renúncia e impossibilidade. Considerando que a própria estrutura social é a responsável por chegarmos onde estamos, precisamos nos contrapor à inconsciência de uma realidade que se mostra normativa e imutável, apreendendo-a em perspectivas críticas e transformadoras. Dessa forma, este texto parte da seguinte problematização: quais alternativas poderemos vislumbrar no pós-pandemia, visto que as desigualdades e as injustiças aumentam? Delineamos prognósticos do tempo presente a partir do diálogo entre Adorno e Horkheimer (2006) e Santos (2007), utilizando como categorias de análise: racionalidade instrumental, pensamento abissal, pensamento pós-abissal e educação emancipatória. A racionalidade tornou-se o cânon da sociedade esclarecida, fundamentando as estruturas e relações sociais em uma percepção universal, totalitária e homogênea, que despreza e invisibiliza as diferenças. Defendemos uma educação para a contestação, a inquietude e a resistência, que desvele e problematize as linhas abissais a fim de pensarmos e agirmos para além delas, vislumbrando alternativas, novas práticas e perspectivas solidárias e sustentáveis, pois quaisquer ideais de progresso e desenvolvimento serão ilusórios enquanto persistirem a invisibilidade “do outro lado da linha”. A reflexão da realidade, em suas estruturas históricas e sociais, se efetiva como possibilidade de novos caminhos para a compreensão dos obstáculos e potencialidades emancipatórias.

Biografia do Autor

Vânia Gomes Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Professora da Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Química (Associada), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Química e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, bem como professora visitante da University of York (UK) e Leuphana University (Alemanha).

Caroindes Julia Corrêa Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Zuin, V. G., & Gomes, C. J. C. (2022). As sombras que a invisibilidade da pandemia projeta: quais alternativas para o porvir?. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022016. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022016

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Artigos