A espetacularização de si nas mídias sociais: o/a leitor/a-espetáculo e as pedagogias da visibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022019

Resumo

Este artigo apresenta os principais temas de discussão que emergiram em um grupo de leitores de uma rede social. Discute o conceito de pedagogias da visibilidade, que no contexto atual, constituem materialidades simbólicas de uma nova maneira de se fazer existir frente a emergência das redes sociais. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica de pesquisa. Os resultados apontam que a discrição comedida e a introspecção como marca da personalidade leitora em tempos outros, o leitor das redes sociais clama visibilidade e dela depende a sua sobrevivência nos espaços virtuais e estes, por sua vez, incitam-no a assumir um comportamento de auto celebrização, que é valorizado pela rede social enquanto comunidade de leitores. Apresenta uma matriz de tipificação das postagens que buscou agregar informações acerca das pedagogias da visibilidade das quais os leitores fizeram uso para serem vistos. As considerações finais apontam que nas redes sociais, ao se comportar como uma celebridade, o leitor sai dos silenciosos espaços introspectivos e solitários nos quais realizava suas leituras e tinha garantida a inviolabilidade dos seus gestos de leitor.

Biografia do Autor

Handherson Leyltton Costa Damasceno, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - PE.

Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - PE.

Mestre em Educação. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFBA).

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFBA). Professora e Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais da Universidade Federal da Bahia.

Referências

BOORSTIN, Daniel J. The Image: A Guide to Pseudo-Events in America. New York, Vintage Books, 1992. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/The_Image.html?id=qrBQ-WW7ITwC&redir_esc=y. Acesso em 02 jan. 2021.

CAMPANELLA, Bruno. Em busca do reconhecimento midiático: a autorrealização do sujeito na sociedade midiatizada. In: Anais da 27º. COMPÓS, 2018. Disponível em: http://portal.pucminas.br/compos2018/index.php?file=noticia&id=3652. Acesso em 18 dez. 2020.

CORDEIRO, Maisa Barbosa da Silva. Políticas Públicas de Fomento à Leitura no Brasil: uma análise (1930-2014). Educ. Real., Porto Alegre , v. 43, n. 4, p. 1477-1497, Oct. 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401477&lng=en&nrm=iso>. access on 03 Jan. 2021. Epub Oct 08, 2018. https://doi.org/10.1590/2175-623675138.

COUTO, Edvaldo Souza. Educação e redes sociais digitais: privacidade, intimidade inventada e incitação à visibilidade. In: Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 51-61, jul./dez. 2015. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1668/1639. Acesso em 10 out. 2020.

COULDRY, N.; HEPP, A. Conceptualizing Mediatization: Contexts, Traditions, Arguments. Communication Theory, 23, p. 191–202, 2013. Disponível em: http://www.andreas-hepp.name/wp-content/uploads/2017/10/couldry_hepp_intro-commtheo.pdf. Acesso em 15 dez. 2020.

CRUZ, Helena Maffei. O show do Eu: a intimidade como espetáculo - Paula Sibilia. Nova perspect. sist., São Paulo , v. 26, n. 57, p. 125-127, abr. 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-78412017000100011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 jan. 2021.

FRANÇA, Vera. SIMÕES, Paula. PRADO, Denise. Celebridades no século XXI: diversos perfis, diferentes apelos. Belo Horizonte, MG: PPGCOM, 2020. Disponível em: https://seloppgcom.fafich.ufmg.br/novo/wp-content/uploads/2020/08/Celebridades_7.pdf. Acesso em 05 jan. 2021.

GERLITZ, C.; HELMOND, A. The like economy: social buttons and the data-intensive web. New Media & Society, 15 (8): p. 1348–1365, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/The_Image.html?id=qrBQ-WW7ITwC&redir_esc=y. Acesso em 10 out. 2020.

GOBIRA, Pablo; LIMA, Oscar; CARRIERI, Alexandre. Uma "sociedade do espetáculo" nos/dos estudos organizacionais brasileiros: notas críticas sobre uma leitura incipiente. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 13, n. 2, p. 257-285, June 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512015000200005&lng=en&nrm=iso>. access on 02 Jan. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395115868.

HAN, Byung-Chu. Sociedade da transparência. Petropólis: Vozes, 2017.

MORENO, José Carlos. A internet em McLuhan, Baudrillard e Habermas. OBS*, Lisboa , v. 7, n. 3, p. 59-77, jun. 2013 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542013000300004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 jan. 2021.

LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da sedução: democracia e narcisismo na hipermodernidade liberal. Tradução Idalina Lopes. 1a. Ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2020.

ORTIZ, Renato. As celebridades como emblema sociológico. Revista Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro. V.06. 03. Dezembro, 2016. p.669-697. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sant/v6n3/2238-3875-sant-06-03-0669.pdf. Acesso em 02 jan.2021.

RICHE, Rosa Maria Cuba. Leitura e formação de docentes: teoria e prática pedagógica. In: TURCHI, Maria Zaira. SILVA, Vera Maria Tietxmann Silva (Orgs.). Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica. Assis, SP: ANEP, 2006. P.108-129.

SANTANA, Camila Lima Santana e. COUTO, Edvaldo Souza. Estratégias de visibilidade e ações docentes no Twitter. In: Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT16-3805.pdf. Acesso em 10 out. 2020.

SANTANA, Camila Lima Santana e. Visibilidade mediada: estratégias e ações docentes no Twitter. Tese de Doutorado em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17242. Acesso em 20 dez. 2020.

SOARES, Giselle. Sobre livros, bibliotecas e prazer: por que projetos de leitura devem ser multiplicados. ComCiência, Campinas, n. 154, dic. 2013 . Disponible en <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542013001000002&lng=es&nrm=iso>. accedido en 03 jan. 2021.

VAN DIJCK, J. The culture of connectivity: A critical history of social media. Oxford University Press, 2013. Disponível em: https://global.oup.com/academic/product/the-culture-of-connectivity-9780199970780?cc=br&lang=en&. Acesso em 15 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Damasceno, H. L. C., & Neves, B. C. (2022). A espetacularização de si nas mídias sociais: o/a leitor/a-espetáculo e as pedagogias da visibilidade. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022019. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022019

Edição

Seção

Artigos