Notas sobre a masculinidade no pensamento pedagógico de Johann Friedrich Herbart
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022014Resumo
O presente artigo tem como objetivo, a partir de pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito do doutorado em Educação, analisar as ideias pedagógicas de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) e as possíveis contribuições do mesmo para a construção da masculinidade moderna. Herbart é um dos precursores da Pedagogia enquanto ciência organizada, associando diretamente os conhecimentos da filosofia, da educação e da psicologia para formular um aparato teórico que respondesse às transformações dos séculos XVII e XVIII, notadamente o Iluminismo Francês e a ascensão da burguesia industrial, por isso, consideramos que o mesmo marca profundamente a Modernidade, tanto seu projeto pedagógico quanto sua concepção de masculinidade. Para melhor compreender a temática que propomos neste trabalho, dividimos o artigo em quatro seções: (a) na introdução localizamos os estudos sobre as masculinidades e o marco temporal deste trabalho; (b) em seguida expomos os percurso metodológico bibliográfico baseado no desenho circular de aproximações sucessivas às fontes; (c) na terceira analisamos o contexto histórico das formulações de Herbart, a organização sintética de suas ideias e sua proposta pedagógica; (d) por fim estabelecemos relações entre o projeto educacional do autor e as suas contribuições a masculinidade moderna. Concluímos que o pensamento de Herbat, pela abrangência de suas formulações, se configura como um dos pilares da masculinidade hegemônica.
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