Notas sobre a masculinidade no pensamento pedagógico de Johann Friedrich Herbart

Autores

  • Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0003-4431-0062
  • Celso Conti Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022014

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, a partir de pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito do doutorado em Educação, analisar as ideias pedagógicas de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) e as possíveis contribuições do mesmo para a construção da masculinidade moderna. Herbart é um dos precursores da Pedagogia enquanto ciência organizada, associando diretamente os conhecimentos da filosofia, da educação e da psicologia para formular um aparato teórico que respondesse às transformações dos séculos XVII e XVIII, notadamente o Iluminismo Francês e a ascensão da burguesia industrial, por isso, consideramos que o mesmo marca profundamente a Modernidade, tanto seu projeto pedagógico quanto sua concepção de masculinidade. Para melhor compreender a temática que propomos neste trabalho, dividimos o artigo em quatro seções: (a) na introdução localizamos os estudos sobre as masculinidades e o marco temporal deste trabalho; (b) em seguida expomos os percurso metodológico bibliográfico baseado no desenho circular de aproximações sucessivas às fontes; (c) na terceira analisamos o contexto histórico das formulações de Herbart, a organização sintética de suas ideias e sua proposta pedagógica; (d) por fim estabelecemos relações entre o projeto educacional do autor e as suas contribuições a masculinidade moderna. Concluímos que o pensamento de Herbat, pela abrangência de suas formulações, se configura como um dos pilares da masculinidade hegemônica. 

Biografia do Autor

Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela UFSCar.

Professor Adjunto (Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas/UFSCar).

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Silva, A. R. N. da, & Conti, C. (2022). Notas sobre a masculinidade no pensamento pedagógico de Johann Friedrich Herbart. CONJECTURA: Filosofia E educação, 27, e022014. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022014

Edição

Seção

Artigos