Vol. 12 No. 1 (2023): XI Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha

Published: 12/29/2023

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

  • Modelagem matemática e a função quadrática: uma possibilidade de ensino

    Eliel Felizardo, Laurete Zanol Sauer
    e231201
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231201
  • Equações polinomiais do 2° grau e pensamento computacional: explorando um diálogo possível

    Emanuel Orlandi, Laurete Zanol Sauer, Carine Geltrudes Webber
    e231202
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231202
  • Os animais do jardim: uma unidade temática integradora para a Educação Infantil

    Débora Salvador Bizotto, Ana Carla Lima Hoffman Acasigua, Elisa Boff
    e231203
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231203
  • Programação de jogos digitais educativos com Scratch a partir do método Design Thinking

    Elisa Boff, Alana Della Giustina Salami, Fernanda Miotto
    e231204
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231204
  • LAB_DID - Um repositório de objetos de aprendizagem para a Educação Básica

    Ingrid Junkes Dal Molin, Elisa Boff
    e231205
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231205
  • Uma proposta interdisciplinar para o ensino das fases da Lua e eclipses

    Rejane Perotoni Armiliato de Campos, Esther Regina Donazzolo, Odilon Giovannini
    e231206
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231206
  • Ensino da geometria por meio da tecnologia e da arte

    Senair Antunes Marques, Genilson Guenze, Naiane Ferreira Portela Erthal, Carine Geltrudes Webber
    e231207
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231207
  • Matemática crítica e consumo consciente: uma proposta inovadora para a educação financeira na escola

    Liliane Eitelven Luvisa, Laurete Zanol Sauer, Elisa Boff
    e231208
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231208
  • História da matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de frações

    Elisa Ariotti, Laurete Zanol Sauer
    e231209
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231209
  • Sistema monetário brasileiro: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental

    Ivana Roberta Rech, Jordana Rasador, Marilda Machado Spindola
    e231210
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231210
  • Reflexões acerca da aprendizagem em matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

    Graziele Dall'Acua, Mônica Scotti
    e231211
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231211
  • Uma proposta para o ensino da soma dos ângulos internos de um triângulo utilizando o Geogebra

    Cristiane Ferrari Rizzi, Laurete Zanol Sauer
    e231212
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231212
  • Germinação de sementes como tema gerador de ação interdisciplinar no Ensino Fundamental

    Lilian Luisa Novello, Simone da Silva Buzelatto, Felipe Gonzatti
    e231213
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231213
  • Promovendo a interdisciplinaridade por meio da estratégia Jigsaw no ensino da Lei de Stevin

    Diego Corrêa Peres de Souza, Luís Henrique Correa, José Arthur Martins
    e231214
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231214
  • Redimensionando o estacionamento da escola por meio de projeto pedagógico de Matemática e Arte

    Vinícius Batistelo da Luz, Laurete Zanol Sauer, Odilon Giovannini
    e231215
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231215
  • Uma proposta interdisciplinar acerca da formação da imagem no olho humano

    Fernando Hanig Ferreira, Fernando Rauen , Alexandre Mesquita , Francisco Catelli
    e231216
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231216
  • Água e seus estados físicos: uma proposta de ação interdisciplinar

    Cristiane Pacheco Pires Silva, Oraide Suzana Antunes Bittencourt, Guilherme Brambatti Guzzo
    e231217
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e231217