Uma proposta para o ensino da soma dos ângulos internos de um triângulo utilizando o Geogebra

Authors

  • Cristiane Ferrari Rizzi Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Laurete Zanol Sauer Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8793-5559

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231212

Keywords:

Geometria dinâmica, triângulos, Geogebra

Abstract

Este artigo descreve o planejamento de uma situação de aprendizagem visando promover o ensino de matemática mediado por ferramentas tecnológicas, mais especificamente de geometria dinâmica através do software Geogebra. A proposta didática voltada ao oitavao ano do Ensino Fundamental tem como aporte teórico o construcionismo de Papert e a autonomia preconizada por Freire. Para a aplicação da proposta são previstas 4 horas, divididas em dois encontros, no laboratório de informática da escola. Ao final da aplicação da sequência didática espera-se que o estudante compreenda o teorema da soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer bem como seja protagonista do seu processo de aprendizagem, no qual o construcionismo permeia a aplicação do planejamento da aula.

Author Biographies

Cristiane Ferrari Rizzi, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Laurete Zanol Sauer, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Teacher of the Masters Course in Science and Mathematics teaching at UCS.

Published

2024-01-29

How to Cite

Rizzi, C. F., & Sauer, L. Z. (2024). Uma proposta para o ensino da soma dos ângulos internos de um triângulo utilizando o Geogebra . Scientia Cum Industria, 12(1), e231212. https://doi.org/10.18226/23185279.e231212

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics