Uma proposta para o ensino da soma dos ângulos internos de um triângulo utilizando o Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231212Keywords:
Geometria dinâmica, triângulos, GeogebraAbstract
Este artigo descreve o planejamento de uma situação de aprendizagem visando promover o ensino de matemática mediado por ferramentas tecnológicas, mais especificamente de geometria dinâmica através do software Geogebra. A proposta didática voltada ao oitavao ano do Ensino Fundamental tem como aporte teórico o construcionismo de Papert e a autonomia preconizada por Freire. Para a aplicação da proposta são previstas 4 horas, divididas em dois encontros, no laboratório de informática da escola. Ao final da aplicação da sequência didática espera-se que o estudante compreenda o teorema da soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer bem como seja protagonista do seu processo de aprendizagem, no qual o construcionismo permeia a aplicação do planejamento da aula.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cristiane Ferrari Rizzi, Laurete Zanol Sauer (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).