Ensino da geometria por meio da tecnologia e da arte
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231207Keywords:
Geomatria, Mandala, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Momentos interdisciplinaresAbstract
O presente artigo descreve a construção de um momento interdisciplinar integrando a Matemática, Arte e Informática no Ensino Fundamental II. A ação interdisciplinar busca promover a aprendizagem do estudante por meio da inserção tecnológica, conhecimentos elementares de matemática e aplicação artística na construção de mandalas. Inicialmente, os estudantes relembram conceitos básicos sobre a Geometria Plana, por meio da linguagem visual Scratch. Tais conceitos incluem conhecimentos sobre os lados, vértices, arestas, ângulos internos, diagonais e cálculos de áreas. Posteriormente, os estudantes realizam construções de polígonos regulares por meio da utilização do software Geogebra, que servirão de moldes da mandala. A construção da mandala é descrita na forma de etapas, como uma sequencia didática interdisciplinar, que integra conceitos e práticas de diferentes áreas do conhecimento que se complementam na ação proposta. Planejar matemática e executar artisticamente são etapas que se complementam na ação interdisplinar. De fato, a construção das mandalas explora conhecimentos variados e ricos que permitem dar dando forma e “vida” às mandalas. Para culminar, integrando-se a arte com a matemática, permite aos aprendizes refletir sobre construções, padrões, arquitetura e transpor a matemática para cenários fora da sala de aula.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Senair Antunes Marques, Genilson Guenze, Naiane Ferreira Portela Erthal, Carine Geltrudes Webber (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).