Ensino da geometria por meio da tecnologia e da arte

Authors

  • Senair Antunes Marques Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Genilson Guenze Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Naiane Ferreira Portela Erthal Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Carine Geltrudes Webber Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231207

Keywords:

Geomatria, Mandala, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Momentos interdisciplinares

Abstract

O presente artigo descreve a construção de um momento interdisciplinar integrando a Matemática, Arte e Informática no Ensino Fundamental II. A ação interdisciplinar busca promover a aprendizagem do estudante por meio da inserção tecnológica, conhecimentos elementares de matemática e aplicação artística na construção de mandalas. Inicialmente, os estudantes relembram conceitos básicos sobre a Geometria Plana, por meio da linguagem visual Scratch. Tais conceitos incluem conhecimentos sobre os lados, vértices, arestas, ângulos internos, diagonais e cálculos de áreas. Posteriormente, os estudantes realizam construções de polígonos regulares por meio da utilização do software Geogebra, que servirão de moldes da mandala. A construção da mandala é descrita na forma de etapas, como uma sequencia didática interdisciplinar, que integra conceitos e práticas de diferentes áreas do conhecimento que se complementam na ação proposta. Planejar matemática e executar artisticamente são etapas que se complementam na ação interdisplinar. De fato, a construção das mandalas explora conhecimentos variados e ricos que permitem dar dando forma e “vida” às mandalas. Para culminar, integrando-se a arte com a matemática, permite aos aprendizes refletir sobre construções, padrões, arquitetura e transpor a matemática para cenários fora da sala de aula.

Author Biographies

Senair Antunes Marques, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmãs Ramos, Bom Jesus, RS

Genilson Guenze, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Colégio Universitário Mafrense, Mafra, SC

Naiane Ferreira Portela Erthal, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Escola Municipal de Educação Infantil Governador Synval Guazzelli, Vacaria, RS

Carine Geltrudes Webber, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Published

12/29/2023

How to Cite

Senair Antunes Marques, Genilson Guenze, Naiane Ferreira Portela Erthal, & Carine Geltrudes Webber. (2023). Ensino da geometria por meio da tecnologia e da arte. Scientia Cum Industria, 12(1), e231207. https://doi.org/10.18226/23185279.e231207

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics