Sistema monetário brasileiro: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental

Authors

  • Ivana Roberta Rech Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Jordana Rasador Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Marilda Machado Spindola Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231210

Keywords:

Interdisciplinaridade, Educação financeira, Ensino fundamental

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta de ação interdisciplinar escolar, baseada na estratégia denominada “momentos interdisciplinares”, para promover a educação financeira por meio do ensino acerca do sistema monetário brasileiro. A ação interdisciplinar é planejada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e envolve objetos de conhecimento das disciplinas de Matemática, História, Língua Portuguesa, Arte e Ciências. Para o desenvolvimento da ação interdisciplinar estão previstos 4 momentos, totalizando 900 minutos de sala de aula e com a realização de uma tarefa final. A educação financeira é um tema transversal que pode, de forma articulada e planejada, contribuir para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso consciente e responsável do dinheiro em diferentes situações cotidianas, envolvendo as diversas áreas do conhecimento.

Author Biographies

Ivana Roberta Rech, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Jordana Rasador, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Marilda Machado Spindola, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Published

01/10/2024

How to Cite

Rech, I. R., Rasador, J., & Machado Spindola, M. (2024). Sistema monetário brasileiro: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental. Scientia Cum Industria, 12(1), e231210. https://doi.org/10.18226/23185279.e231210

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics