História da matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de frações

Authors

  • Elisa Ariotti Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Laurete Zanol Sauer Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8793-5559

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231209

Keywords:

Historia da matemática, ensino fundamental, frações

Abstract

O presente artigo apresenta a história da matemática como possível estratégia de ensino e aprendizagem, a qual é muitas vezes ignorada, talvez por esquecimento ou por dificuldade de utilização. Contudo, tal prática pode favorecer memórias de longa duração com relação aos conteúdos ministrados em aula, proporcionando uma aprendizagem duradoura, além de desenvolver o senso crítico e investigativo do aluno, o qual acaba sanando algumas dificuldades em conceitos de matemática, através do conhecimento da respectiva história. Assim sendo, planejou-se uma situação de aprendizagem, com a intenção de evidenciar a contribuição da história da matemática para um ensino mais dinâmico, trazendo histórias e curiosidades para alunos do ensino fundamental. É apresentada, de forma breve, sua importância no ensino da matemática, estimulando os alunos a buscarem novas informações e curiosidades sobre diversos conteúdos. Como principais resultados espera-se que essa estratégia de ensino e aprendizagem, contando com a participação ativa dos alunos, contribua para a aprendizagem de frações, evidenciando a contribuição da história da matemática.

Author Biographies

Elisa Ariotti, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Laurete Zanol Sauer, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Published

2024-01-09

How to Cite

Ariotti, E., & Zanol Sauer, L. (2024). História da matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de frações. Scientia Cum Industria, 12(1), e231209. https://doi.org/10.18226/23185279.e231209

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics