Uma proposta interdisciplinar para o ensino das fases da Lua e eclipses

Authors

  • Rejane Perotoni Armiliato de Campos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Esther Regina Donazzolo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Odilon Giovannini Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7364-3870

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231206

Keywords:

Ensino Fundamental, Astronomia, Interdisciplinaridade

Abstract

O firmamento sempre tem estimulado a curiosidade e provocado diversos questionamentos nas pessoas acerca da
origem do Universo e para onde estamos indo nessa nave cósmica. A observação direta dos astros, como a Lua, o Sol, os
planetas e eventuais fenômenos efêmeros ou por meio da visualização de imagens surpreendentes de nebulosas, aglomerados e
galáxias, a descobertas de planetas fora do sistema solar, da busca por vida em planetas semelhantes à Terra, entre outros
assuntos, despertam a atenção e interesse dos educandos pela Astronomia. Diante disso e por ser uma ciência de natureza
interdisciplinar, o ensino de Astronomia possibilita desenvolver ações educativas envolvendo diversas disciplinas do currículo
escolar. Nesta perspectiva, este artigo apresenta uma ação interdisciplinar escolar cujo tema gerador é a compreensão da
formação as fases da Lua e eclipses, envolvendo as disciplinas de Ciências e História, para uma turma do oitavo ano do Ensino
Fundamental. A ação interdisciplinar é implementada por meio de uma unidade didática integrada com cinco encontros nos
quais são propostas atividades articuladas entre as disciplinas, envolvendo vídeos, questionamentos, manipulação de modelos
didáticos, elaboração de argumentos e debates, proporcionado aos educandos o entendimento do tema gerador e, ao mesmo
tempo, percebendo a natureza multidisciplinar da Astronomia. Dessa forma, o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
pode ser uma estratégia pedagógica que proporciona aos educandos a possibilidade de perceberem que os saberes disciplinares
são complementares e necessários para a compreensão da natureza.

Author Biographies

Rejane Perotoni Armiliato de Campos, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Esther Regina Donazzolo, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Odilon Giovannini, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

o

Published

12/29/2023

How to Cite

Armiliato de Campos, R. P., Donazzolo, E. R. ., & Giovannini, O. (2023). Uma proposta interdisciplinar para o ensino das fases da Lua e eclipses. Scientia Cum Industria, 12(1), e231206. https://doi.org/10.18226/23185279.e231206

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics