Uma proposta interdisciplinar para o ensino das fases da Lua e eclipses
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231206Keywords:
Ensino Fundamental, Astronomia, InterdisciplinaridadeAbstract
O firmamento sempre tem estimulado a curiosidade e provocado diversos questionamentos nas pessoas acerca da
origem do Universo e para onde estamos indo nessa nave cósmica. A observação direta dos astros, como a Lua, o Sol, os
planetas e eventuais fenômenos efêmeros ou por meio da visualização de imagens surpreendentes de nebulosas, aglomerados e
galáxias, a descobertas de planetas fora do sistema solar, da busca por vida em planetas semelhantes à Terra, entre outros
assuntos, despertam a atenção e interesse dos educandos pela Astronomia. Diante disso e por ser uma ciência de natureza
interdisciplinar, o ensino de Astronomia possibilita desenvolver ações educativas envolvendo diversas disciplinas do currículo
escolar. Nesta perspectiva, este artigo apresenta uma ação interdisciplinar escolar cujo tema gerador é a compreensão da
formação as fases da Lua e eclipses, envolvendo as disciplinas de Ciências e História, para uma turma do oitavo ano do Ensino
Fundamental. A ação interdisciplinar é implementada por meio de uma unidade didática integrada com cinco encontros nos
quais são propostas atividades articuladas entre as disciplinas, envolvendo vídeos, questionamentos, manipulação de modelos
didáticos, elaboração de argumentos e debates, proporcionado aos educandos o entendimento do tema gerador e, ao mesmo
tempo, percebendo a natureza multidisciplinar da Astronomia. Dessa forma, o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental
pode ser uma estratégia pedagógica que proporciona aos educandos a possibilidade de perceberem que os saberes disciplinares
são complementares e necessários para a compreensão da natureza.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rejane Perotoni Armiliato de Campos, Esther Regina Donazzolo, Odilon Giovannini (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).