Os animais do jardim: uma unidade temática integradora para a Educação Infantil

Authors

  • Débora Salvador Bizotto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Ana Carla Lima Hoffman Acasigua Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Elisa Boff Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1159-5412

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231203

Keywords:

Unidade didática integrada, Animais do jardim, Educação infantil

Abstract

O trabalho apresentado é uma proposta de construção coletiva de uma unidade didática integrada com o tema animais do jardim, destinada para uma turma de pré-escola, que abrange crianças na faixa etária entre 4 a 5 anos de idade. Esta proposta faz parte das disciplinas de Experimentação no Ensino de Ciências e Projetos Interdisciplinares, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A proposta está organizada em 8 etapas, com atividades lúdicas e experimentais de acordo com o que propõe o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, e os princípios da teoria de desenvolvimento de Piaget. Tem como objetivo principal identificar, analisar e diferenciar as características dos animais do jardim, oportunizando o desenvolvimento de uma relação direta com o meio ambiente.

Author Biographies

Débora Salvador Bizotto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Ana Carla Lima Hoffman Acasigua, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (2008), graduação em Ciências Biológicas pela Uniasselvi (2020), Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2022/2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Intervenção Clinica e Institucional nas dificuldades de aprendizagem. Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Atualmente exerce regência de classe no ensino fundamental I e II

 

Elisa Boff, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Doutora em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGC-UFRGS (2008), Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PPGCC-PUCRS (2001), Especialização em Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1998) e Graduação em Bacharelado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Membro do Núcleo de Formação de Professores da UCS. Professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) - UCS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância, aprendizagem cooperativa, informática na educação, inteligência artificial aplicada a educação trabalho cooperativo e sistemas de recomendação.graduado em Engenharia da Tainha (1810) pela Universidade do Manezinho da Ilha (UMI, Desterro-SC), com mestrado (1811) e doutorado (1815) em Engenharia do Oioió pela Universidade do Sul da Ilha (USI, Açores-SC). Atualmente atua como Pesquisador na Xavantes S.A. (Pelotas-RS) e é Coordenador do Comitê Nacional da Indústria do Verdadeiro Futebol. Seus principais interesses de pesquisa incluem futebol e torcida de verdade.

 

Published

12/29/2023

How to Cite

Débora Salvador Bizotto, Ana Carla Lima Hoffman Acasigua, & Elisa Boff. (2023). Os animais do jardim: uma unidade temática integradora para a Educação Infantil. Scientia Cum Industria, 12(1), e231203. https://doi.org/10.18226/23185279.e231203

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics