Promovendo a interdisciplinaridade por meio da estratégia Jigsaw no ensino da Lei de Stevin
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231214Keywords:
Interdisciplinaridade, ensino médio, Lei de StevinAbstract
Neste artigo apresenta-se uma proposta didática para o ensino de Física em uma perspectiva interdisciplinar. A ação pedagógica está fundamentada na abordagem denominada momento interdisciplinar e visa evidenciar a relação entre altas altitudes com regiões de baixa pressão atmosférica de modo a demonstrar que gases em baixa pressão ficam menos concentrados e por esse motivo existe uma maior dificuldade para se respirar em lugares de altas altitudes, como, por exemplo, na cordilheira dos Andes. Por meio dos momentos interdisciplinares busca-se valorizar o diálogo entre as matérias escolares ao promover a integração das disciplinas em apenas uma disciplina, sem necessariamente envolver a participação de outros professores. Com auxílio da estratégia de aprendizagem ativa Jigsaw será propõe-se um plano de aula que visa abordar uma característica cultural, a mastigação de folhas de coca, por meio de justificativas físicas, biológicas e geográficas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Peres, Luís Henrique Correa, Martins (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).