Promovendo a interdisciplinaridade por meio da estratégia Jigsaw no ensino da Lei de Stevin

Authors

  • Diego Corrêa Peres de Souza Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Luís Henrique Correa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231214

Keywords:

Interdisciplinaridade, ensino médio, Lei de Stevin

Abstract

Neste artigo apresenta-se uma proposta didática para o ensino de Física em uma perspectiva interdisciplinar. A ação pedagógica está fundamentada na abordagem denominada momento interdisciplinar e visa evidenciar a relação entre altas altitudes com regiões de baixa pressão atmosférica de modo a demonstrar que gases em baixa pressão ficam menos concentrados e por esse motivo existe uma maior dificuldade para se respirar em lugares de altas altitudes, como, por exemplo, na cordilheira dos Andes. Por meio dos momentos interdisciplinares busca-se valorizar o diálogo entre as matérias escolares ao promover a integração das disciplinas em apenas uma disciplina, sem necessariamente envolver a participação de outros professores. Com auxílio da estratégia de aprendizagem ativa Jigsaw será propõe-se um plano de aula que visa abordar uma característica cultural, a mastigação de folhas de coca, por meio de justificativas físicas, biológicas e geográficas.

Author Biographies

Diego Corrêa Peres de Souza, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Physics teacher

Luís Henrique Correa, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

d

José Arthur Martins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Physics teacher

Published

03/11/2024

How to Cite

(1)
Souza, D. C. P. de; Correa, L. H.; Martins, J. A. Promovendo a Interdisciplinaridade Por Meio Da estratégia Jigsaw No Ensino Da Lei De Stevin. Sci. cum Ind. 2024, 12, e231214.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

Most read articles by the same author(s)