Promovendo a interdisciplinaridade por meio da estratégia Jigsaw no ensino da Lei de Stevin

Authors

  • Diego Corrêa Peres de Souza Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Luís Henrique Correa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231214

Keywords:

Interdisciplinaridade, ensino médio, Lei de Stevin

Abstract

Neste artigo apresenta-se uma proposta didática para o ensino de Física em uma perspectiva interdisciplinar. A ação pedagógica está fundamentada na abordagem denominada momento interdisciplinar e visa evidenciar a relação entre altas altitudes com regiões de baixa pressão atmosférica de modo a demonstrar que gases em baixa pressão ficam menos concentrados e por esse motivo existe uma maior dificuldade para se respirar em lugares de altas altitudes, como, por exemplo, na cordilheira dos Andes. Por meio dos momentos interdisciplinares busca-se valorizar o diálogo entre as matérias escolares ao promover a integração das disciplinas em apenas uma disciplina, sem necessariamente envolver a participação de outros professores. Com auxílio da estratégia de aprendizagem ativa Jigsaw será propõe-se um plano de aula que visa abordar uma característica cultural, a mastigação de folhas de coca, por meio de justificativas físicas, biológicas e geográficas.

Author Biographies

Diego Corrêa Peres de Souza, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Physics teacher

Luís Henrique Correa, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

d

José Arthur Martins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Physics teacher

Published

03/11/2024

How to Cite

Souza, D. C. P. de, Correa, L. H., & Martins, J. A. (2024). Promovendo a interdisciplinaridade por meio da estratégia Jigsaw no ensino da Lei de Stevin. Scientia Cum Industria, 12(1), e231214. https://doi.org/10.18226/23185279.e231214

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics