Equações polinomiais do 2° grau e pensamento computacional: explorando um diálogo possível

Authors

  • Emanuel Orlandi Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil https://orcid.org/0009-0000-9047-6616
  • Laurete Zanol Sauer Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Carine Geltrudes Webber Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7778-6740

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231202

Keywords:

Equações polinomiais do 2° grau, Pensamento Computacional, Scratch

Abstract

Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de equações polinomiais do 2° grau com o desenvolvimento do pensamento computacional, conforme exigências dos documentos normativos educacionais nacionais. Diante disso, a linguagem de programação escolhida foi o Scratch e, por conta disso, apresenta-se a importância de pensadores como Seymour Papert para os avanços no ramo do pensamento computacional e na definição que atualmente é conhecida. Além disso, mostra-se a proposta de ensino detalhada e as considerações levantadas a partir da sua análise.

Author Biographies

Emanuel Orlandi, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Laurete Zanol Sauer, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Laurete Zanol Sauer é doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul atuando, em ensino, na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral e Equações Diferenciais para cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. Suas pesquisas concentram-se nos seguintes temas: educação matemática, educação matemática para engenharia e ambientes de aprendizagem ativa, apoiados por tecnologias de informação e comunicação. Integra o Observatório Docência, Inclusão e Cultura Digital. Participa dos projetos de pesquisa: Engenheiro do Futuro; e Ciências e Matemática: aprendizagem ativa por projetos e problemas, desenvolvidos na Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, da Universidade de Caxias do Sul. Coordenou o projeto Encorajando Meninas em Ciências Exatas, Engenharias e Computação, apoiado pelo CNPq, de 2019 a 2020. É membro do corpo permanente do programa de pós-graduação, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul. Pertence ao corpo de avaliadores do SINAES - MEC, desde 2006.

Carine Geltrudes Webber, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Carine Webber é doutora em Ciência da Computação pela École Doctorale Mathématiques et Informatiques, da Universite de Grenoble I Joseph Fourier (UJF), França (2003). Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Informática (UFRGS) e Bacharel em Ciência da Computação (UCS). Atua como Professora Titular na Área de Conhecimento de Exatas e Engenharias da UCS. Integra o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, desenvolvendo a área de Tecnologias e IA na Educação. Atua em cursos de Especialização em Ciência de Dados e Engenharia 4.0. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Machine e Deep Learning, IA e Informática aplicada ao Ensino. 

Published

12/29/2023

How to Cite

Orlandi, E., Laurete Zanol Sauer, & Carine Geltrudes Webber. (2023). Equações polinomiais do 2° grau e pensamento computacional: explorando um diálogo possível. Scientia Cum Industria, 12(1), e231202. https://doi.org/10.18226/23185279.e231202

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics