Matemática crítica e consumo consciente: uma proposta inovadora para a educação financeira na escola

Authors

  • Liliane Eitelven Luvisa Universidade de Caxias do Sul
  • Laurete Zanol Sauer Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Elisa Boff Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1159-5412

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231208

Keywords:

Educação matemática crítica, Educação Financeira, Ensino Médio

Abstract

Este artigo aborda uma proposta de atividade de educação financeira, fundamentada na educação matemática crítica (EMC), com o intuito de contribuir não apenas para o ensino de conceitos, como também para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes acerca do consumo consciente. A EMC tem como um de seus objetivos questionar o ensino da matemática que normalmente vale-se de métodos repetitivos de resolução de exercícios, que muitas vezes, pouco agregam na formação crítica e reflexiva dos discentes. A EMC, por sua vez, incentiva alunos e professores a questionarem e praticarem a criticidade nos mais variados temas do cotidiano escolar. Para tanto, primeiramente é necessário entender sobre o desenvolvimento da matemática crítica e suas peculiaridades, bem como o desenvolvimento da matemacia que é quando transportamos a matemática para o cotidiano a fim de aplicá-la de uma forma mais concreta em ocasiões diversas do dia a dia. Para consolidar teoria e prática este artigo apresenta uma situação de aprendizagem que visa desenvolver no aluno, por meio da EMC, a autonomia, a criticidade, o diálogo e a matemacia.

Author Biographies

Laurete Zanol Sauer, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Elisa Boff, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Published

12/29/2023

How to Cite

Eitelven Luvisa, L., Sauer, L. Z., & Boff, E. (2023). Matemática crítica e consumo consciente: uma proposta inovadora para a educação financeira na escola . Scientia Cum Industria, 12(1), e231208. https://doi.org/10.18226/23185279.e231208

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics