Germinação de sementes como tema gerador de ação interdisciplinar no Ensino Fundamental

Authors

  • Lilian Luisa Novello Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Simone da Silva Buzelatto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Felipe Gonzatti Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231213

Keywords:

Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Experimentação

Abstract

A prática pedagógica a partir de experimentação possibilita promover a interdisciplinaridade escolar além de ser fonte de motivação e interesse dos estudantes.  Desse forma, é possível desenvolver diversas habilidades, fazendo com que haja relação entre teoria e prática, escola e vida. Assim sendo, a proposta de ensino aqui apresentada se direciona ao oitavo ano do Ensino Fundamental tendo como objetivos compreender como os fatores abióticos podem contribuir para germinação, utilizando os conhecimentos dos componentes curriculares de Ciências da Natureza, Matemática, Língua Portuguesa. Neste sentido, as atividades buscam que professores e estudantes construam saberes, havendo o abandono do ensino fragmentado, sendo que o professor vai criando situações de aprendizagem e os alunos trabalham em busca de responder a problemática, a qual favorece situações de aprendizagem. Conclui-se que práticas pedagógicas na perspectiva interdisciplinar se torna recurso para aproximar o aluno da realidade vivida.

Author Biographies

Lilian Luisa Novello, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Discent of PPGECiMa in Universidade de Caxias do Sul. 

Simone da Silva Buzelatto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Student in the PPGECiMa of Caxias do Sul University.

Felipe Gonzatti, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Professor in the PPGECiMa of Caxias do Sul University. 

Published

02/09/2024

How to Cite

Novello, L. L. ., Buzelatto, S. da S. ., & Gonzatti, F. (2024). Germinação de sementes como tema gerador de ação interdisciplinar no Ensino Fundamental. Scientia Cum Industria, 12(1), e231213. https://doi.org/10.18226/23185279.e231213

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics