Programação de jogos digitais educativos com Scratch a partir do método Design Thinking
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231204Keywords:
Jogos sérios, Jogos educativos, Design Thinking, Pensamento Computacional, ProgramaçãoAbstract
Os recursos tecnológicos tem sido amplamente utilizados no ensino, destacando-se os jogos digitais. Partindo disso, torna-se relevante incorporar este recurso no ambiente escolar, permitindo o desenvolvimento do pensamento computacional e de competências e habilidades apregoadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste artigo apresentamos a implementação e avaliação de uma sequência didática, fundamentada no método Design Thinking, para o desenvolvimento do Pensamento Computacional pela programação de jogos digitais educativos, para estudantes do ensino médio, acerca da temática agrotóxicos. Os resultados da aplicação da sequência didática são apresentados e discutidos.
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Copyright (c) 2023 Elisa Boff, Alana Della Giustina Salami, Fernanda Miotto (Author)
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Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).