Programação de jogos digitais educativos com Scratch a partir do método Design Thinking

Authors

  • Elisa Boff Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1159-5412
  • Alana Della Giustina Salami Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Fernanda Miotto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231204

Keywords:

Jogos sérios, Jogos educativos, Design Thinking, Pensamento Computacional, Programação

Abstract

Os recursos tecnológicos tem sido amplamente utilizados no ensino, destacando-se os jogos digitais. Partindo disso, torna-se relevante incorporar este recurso no ambiente escolar, permitindo o desenvolvimento do pensamento computacional e de competências e habilidades apregoadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste artigo apresentamos a implementação e avaliação de uma sequência didática, fundamentada no método Design Thinking, para o desenvolvimento do Pensamento Computacional pela programação de jogos digitais educativos, para estudantes do ensino médio, acerca da temática agrotóxicos. Os resultados da aplicação da sequência didática são apresentados e discutidos.

Author Biographies

Elisa Boff, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Alana Della Giustina Salami, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Fernanda Miotto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Published

12/29/2023

How to Cite

Boff, E., Della Giustina Salami, A., & Miotto, F. (2023). Programação de jogos digitais educativos com Scratch a partir do método Design Thinking. Scientia Cum Industria, 12(1), e231204. https://doi.org/10.18226/23185279.e231204

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics