Água e seus estados físicos: uma proposta de ação interdisciplinar

Authors

  • Cristiane Pacheco Pires Silva Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Oraide Suzana Antunes Bittencourt Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Guilherme Brambatti Guzzo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231217

Keywords:

unidade didática integrada, estados físicos da água , anos inciais

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar elaborada nas disciplinas de Experimentação em Ensino de Ciências e Matemática e de Projetos Interdisciplinares, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo como tema : A Água e Seus Estados Físicos, para uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, englobando as disciplinas de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologia. A proposta tem como objetivo geral promover o estudo das mudanças físicas da água e sua interferência na vida e no ambiente. Utilizando como metodologia a Unidade Didática Integrada, a proposta integrada, tendo como produto final o hipertexto, os alunos visam construir saberes e relacionar esses conhecimentos, tornando mais fácil a assimilação do conteúdo, auxiliando na sua aprendizagem.

Author Biographies

Cristiane Pacheco Pires Silva, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul, professora de Educação Infantil no Municipio de Vacaria

Oraide Suzana Antunes Bittencourt, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul, professora de Educação Infantil no Municipio de Vacaria/ RS

Guilherme Brambatti Guzzo, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Professor no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul

Published

03/29/2024

How to Cite

Silva, C. P. P., Bittencourt, O. S. A., & Guzzo, G. B. (2024). Água e seus estados físicos: uma proposta de ação interdisciplinar . Scientia Cum Industria, 12(1), e231217. https://doi.org/10.18226/23185279.e231217

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics