Uma conexão interdisciplinar entre Matemática e Ciências Humanas na análise de dados demográficos de questões do ENEM
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251511Keywords:
Interdisciplinaridade, Jigsow, EstatísticaAbstract
Este estudo analisou a aplicação da estratégia Jigsaw no ensino de estatística demográfica com alunos do 2º ano do Ensino Médio. A proposta promoveu a aprendizagem colaborativa, estimulando a análise e a interpretação de dados estatísticos e gráficos populacionais de forma interdisciplinar entre Matemática e Ciências Humanas. Fundamentado na BNCC e nas contribuições de Lavaqui, Fazenda e Morin, o trabalho evidenciou a relevância das metodologias ativas para o fortalecimento das competências pedagógicas. A interdisciplinaridade, articulada à metodologia Jigsaw, possibilitou que os estudantes interligassem os conhecimentos das duas áreas e desenvolvessem uma compreensão mais ampla, crítica e contextualizada dos conteúdos. A atividade foi realizada em quatro etapas: formação dos grupos, discussão entre especialistas, retorno aos grupos-base e questionário avaliativo. Como resultado, observou-se que os alunos passaram a reconhecer a importância da estatística na compreensão de fenômenos sociais e geográficos, demonstrando maior criticidade diante de dados populacionais recorrentes em avaliações do ENEM.
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Copyright (c) 2025 Juliana Signor, Caroline Lisiak; José Arthur Martins (Author)

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