Uma conexão interdisciplinar entre Matemática e Ciências Humanas na análise de dados demográficos de questões do ENEM

Authors

  • Juliana Signor Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Caroline Lisiak Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0005-8158-9703

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251511

Keywords:

Interdisciplinaridade, Jigsow, Estatística

Abstract

Este estudo analisou a aplicação da estratégia Jigsaw no ensino de estatística demográfica com alunos do 2º ano do Ensino Médio. A proposta promoveu a aprendizagem colaborativa, estimulando a análise e a interpretação de dados estatísticos e gráficos populacionais de forma interdisciplinar entre Matemática e Ciências Humanas. Fundamentado na BNCC e nas contribuições de Lavaqui, Fazenda e Morin, o trabalho evidenciou a relevância das metodologias ativas para o fortalecimento das competências pedagógicas. A interdisciplinaridade, articulada à metodologia Jigsaw, possibilitou que os estudantes interligassem os conhecimentos das duas áreas e desenvolvessem uma compreensão mais ampla, crítica e contextualizada dos conteúdos. A atividade foi realizada em quatro etapas: formação dos grupos, discussão entre especialistas, retorno aos grupos-base e questionário avaliativo. Como resultado, observou-se que os alunos passaram a reconhecer a importância da estatística na compreensão de fenômenos sociais e geográficos, demonstrando maior criticidade diante de dados populacionais recorrentes em avaliações do ENEM.

Author Biographies

Juliana Signor, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Caroline Lisiak, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

José Arthur Martins , Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Downloads

Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Signor, J.; Lisiak, C.; Martins , J. A. Uma conexão Interdisciplinar Entre Matemática E Ciências Humanas Na análise De Dados demográficos De Questões Do ENEM. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251511.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>