Contribuições do PIBID no ensino e na aprendizagem da Teoria Cinética dos Gases

Authors

  • Júlia Bristot Matos Universidade de Caxias do Sul
  • Julia Giacomet Thomazoni
  • José Arthur Martins

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os principais obstáculos de aprendizagens, identificados em estudantes do segundo ano do ensino médio sobre o tema teoria cinética dos gases, bem como a aplicação do conteúdo em situações do cotidiano. O embasamento teórico originou-se das ideias de obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard, o qual apresenta as causas da paralisação do conhecimento científico. A sequência didática foi viabilizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Física, com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e a coleta de dados se deu através da análise de um questionário respondido em duas etapas. Explorou-se o uso de modelagens computacionais, disponibilizadas gratuitamente pelo projeto “PhET Simulações Interativas”, para a ilustração de fenômenos microscópicos, como o comportamento das moléculas e a relação entre pressão, temperatura e volume. Utilizou-se também, experimentos simples para a visualização dos efeitos, listados anteriormente, no mundo macroscópico. Foi possível perceber os principais obstáculos de aprendizagem relacionados aos temas trabalhados e, com o uso de uma proposta inovadora e dinâmica de aula, os estudantes apresentaram melhoras significativas na compreensão dos fenômenos e em suas respostas. O objetivo principal do projeto PIBID foi alcançado, sendo ele, a qualificação do futuro profissional da educação, pois propiciou uma melhora no desenvolvimento de um conjunto de características necessárias para a formação docente. Notou-se que a proposta educativa concebida no âmbito de um programa de integração entre a escola, a universidade e os bolsistas, pode transformar a prática em sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p58

References

A. R. C. Lopes. “Bachelard: O Filósofo da Desilusão”. Cad. Cat. Ens. Fís, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 248-273, dez. 1996.

A. R. C. Lopes, “Contribuições de Gaston Bachelard ao Ensino de Ciências”. Enseñanza de Las Ciencias, v. 11, no. 3, pp.324-330, 1993.

G. Bachelard, A formação do espírito científico, Contraponto, 5 edition,, 1996. 309 p.

H. J. P. Gomes, OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. “Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo”. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 12, nov., 2007.

C. Fiolhais; J. Trindade, “Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas”. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.25, no. 3, p. 259-272. set. 2003.

M. Saraiva-Neves; C. Caballero; M. A. Moreira, “Repensando o Papel do Trabalho Experimental, na Aprendizagem da Física, em Sala de Aula – Um Estudo Exploratório”. Investigações em Ensino de Ciência, Porto Alegre, v. 11, no. 3, p.383-401, 2006.

Downloads

Published

08/24/2020

How to Cite

Matos, J. B., Thomazoni, J. G., & Martins, J. A. (2020). Contribuições do PIBID no ensino e na aprendizagem da Teoria Cinética dos Gases. Scientia Cum Industria, 8(3), 58–61. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8333

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha