Contribuições do PIBID no ensino e na aprendizagem da Teoria Cinética dos Gases
Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os principais obstáculos de aprendizagens, identificados em estudantes do segundo ano do ensino médio sobre o tema teoria cinética dos gases, bem como a aplicação do conteúdo em situações do cotidiano. O embasamento teórico originou-se das ideias de obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard, o qual apresenta as causas da paralisação do conhecimento científico. A sequência didática foi viabilizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Física, com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e a coleta de dados se deu através da análise de um questionário respondido em duas etapas. Explorou-se o uso de modelagens computacionais, disponibilizadas gratuitamente pelo projeto “PhET Simulações Interativas”, para a ilustração de fenômenos microscópicos, como o comportamento das moléculas e a relação entre pressão, temperatura e volume. Utilizou-se também, experimentos simples para a visualização dos efeitos, listados anteriormente, no mundo macroscópico. Foi possível perceber os principais obstáculos de aprendizagem relacionados aos temas trabalhados e, com o uso de uma proposta inovadora e dinâmica de aula, os estudantes apresentaram melhoras significativas na compreensão dos fenômenos e em suas respostas. O objetivo principal do projeto PIBID foi alcançado, sendo ele, a qualificação do futuro profissional da educação, pois propiciou uma melhora no desenvolvimento de um conjunto de características necessárias para a formação docente. Notou-se que a proposta educativa concebida no âmbito de um programa de integração entre a escola, a universidade e os bolsistas, pode transformar a prática em sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos.
References
A. R. C. Lopes. “Bachelard: O Filósofo da Desilusão”. Cad. Cat. Ens. Fís, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 248-273, dez. 1996.
A. R. C. Lopes, “Contribuições de Gaston Bachelard ao Ensino de Ciências”. Enseñanza de Las Ciencias, v. 11, no. 3, pp.324-330, 1993.
G. Bachelard, A formação do espírito científico, Contraponto, 5 edition,, 1996. 309 p.
H. J. P. Gomes, OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. “Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo”. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 12, nov., 2007.
C. Fiolhais; J. Trindade, “Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas”. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.25, no. 3, p. 259-272. set. 2003.
M. Saraiva-Neves; C. Caballero; M. A. Moreira, “Repensando o Papel do Trabalho Experimental, na Aprendizagem da Física, em Sala de Aula – Um Estudo Exploratório”. Investigações em Ensino de Ciência, Porto Alegre, v. 11, no. 3, p.383-401, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).