Investigando as Ciências e a Matemática nos esportes por meio de uma proposta interdisciplinar

Authors

  • Eduarda Bordin Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • Scarlett Varela do Amarante Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241310

Keywords:

Interdisciplinaridade, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências, Esportes, ensino fundamental

Abstract

O presente artigo descreve uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar para o nono ano do Ensino Fundamental, integrando os componentes de Matemática e Ciências para explorar a relação entre princípios físicos e estatística em diferentes modalidades esportivas. A proposta se baseia nos pressupostos de Vygotsky para promover a aprendizagem a partir das interações com os pares e mediadas pelo professor e como estratégia didática está amparada na perspectiva denominada momentos interdisciplinares. Neste sentido, a presente proposta pedagógica apresenta situações nas quais os alunos atuam ativamente das atividades e, ao mesmo tempo, compreendem a interdependência entre diferentes matérias escolares. Com essa proposta, portanto, tanto alunos como professores podem construir ambientes de ensino e de aprendizagem explorando temáticas que envolvam situações problematizadoras cuja compreensão perpassa por várias disciplinas que tornam o currículo escolar mais conectado. Os alunos, assim, percebem a importâncias dos diferentes conhecimentos adquiridos separadamente.

 

Author Biographies

Eduarda Bordin, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

z

Scarlett Varela do Amarante, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

z

Downloads

Published

12/24/2024

How to Cite

Bordin, E., Varela do Amarante, S., & Martins, J. A. (2024). Investigando as Ciências e a Matemática nos esportes por meio de uma proposta interdisciplinar. Scientia Cum Industria, 13(2), e241310. https://doi.org/10.18226/23185279.e241310

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics