Investigando as Ciências e a Matemática nos esportes por meio de uma proposta interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241310Keywords:
Interdisciplinaridade, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências, Esportes, ensino fundamentalAbstract
O presente artigo descreve uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar para o nono ano do Ensino Fundamental, integrando os componentes de Matemática e Ciências para explorar a relação entre princípios físicos e estatística em diferentes modalidades esportivas. A proposta se baseia nos pressupostos de Vygotsky para promover a aprendizagem a partir das interações com os pares e mediadas pelo professor e como estratégia didática está amparada na perspectiva denominada momentos interdisciplinares. Neste sentido, a presente proposta pedagógica apresenta situações nas quais os alunos atuam ativamente das atividades e, ao mesmo tempo, compreendem a interdependência entre diferentes matérias escolares. Com essa proposta, portanto, tanto alunos como professores podem construir ambientes de ensino e de aprendizagem explorando temáticas que envolvam situações problematizadoras cuja compreensão perpassa por várias disciplinas que tornam o currículo escolar mais conectado. Os alunos, assim, percebem a importâncias dos diferentes conhecimentos adquiridos separadamente.
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Copyright (c) 2024 Eduarda Bordin, Scarlett Varela do Amarante, José Arthur Martins
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