Uma conexão interdisciplinar entre Matemática e Ciências Humanas na análise de dados demográficos de questões do ENEM

Authors

  • Juliana Signor Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Caroline Lisiak Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0005-8158-9703

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251511

Keywords:

Interdisciplinaridade, Jigsow, Estatística

Abstract

Este estudo analisou a aplicação da estratégia Jigsaw no ensino de estatística demográfica com alunos do 2º ano do Ensino Médio. A proposta promoveu a aprendizagem colaborativa, estimulando a análise e a interpretação de dados estatísticos e gráficos populacionais de forma interdisciplinar entre Matemática e Ciências Humanas. Fundamentado na BNCC e nas contribuições de Lavaqui, Fazenda e Morin, o trabalho evidenciou a relevância das metodologias ativas para o fortalecimento das competências pedagógicas. A interdisciplinaridade, articulada à metodologia Jigsaw, possibilitou que os estudantes interligassem os conhecimentos das duas áreas e desenvolvessem uma compreensão mais ampla, crítica e contextualizada dos conteúdos. A atividade foi realizada em quatro etapas: formação dos grupos, discussão entre especialistas, retorno aos grupos-base e questionário avaliativo. Como resultado, observou-se que os alunos passaram a reconhecer a importância da estatística na compreensão de fenômenos sociais e geográficos, demonstrando maior criticidade diante de dados populacionais recorrentes em avaliações do ENEM.

Author Biographies

Juliana Signor, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Caroline Lisiak, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

José Arthur Martins , Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Downloads

Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Signor, J.; Lisiak, C.; Martins , J. A. Uma conexão Interdisciplinar Entre Matemática E Ciências Humanas Na análise De Dados demográficos De Questões Do ENEM. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251511.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics