Explorando a IA generativa nas escolas: aprimorando habilidades de interpretação de dados
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241320Keywords:
Inteligência Artificial, Estatística, Interpretação de dados, Ensino MédioAbstract
Este artigo apresenta a aplicação de modelos de Inteligência Artificial (IA) no ensino da disciplina de Estatística Básica para alunos do segundo ano do Ensino Médio. A atividade teve como objetivo principal desenvolver a habilidade de interpretação crítica de gráficos, explorando diferentes perspectivas de análise proporcionadas pelos modelos de IA Chat GPT e Gemini. A atividade, realizada em grupos, promoveu o aprofundamento da análise comparativa entre as interpretações produzidas pelos alunos e aquelas geradas pelos modelos de IA. O foco esteve na identificação de padrões, tendências e inconsistências, com vistas a enriquecer o aprendizado e estimular uma compreensão crítica dos dados. O debate final, ao comparar as análises realizadas pelos alunos e pelos modelos de IA, evidenciou a importância de múltiplas abordagens na interpretação de dados, consolidando uma experiência educativa inovadora e fortalecendo a integração entre os conteúdos de Estatística e as funcionalidades dos modelos de IA.
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Copyright (c) 2024 Caroline Lisiak, Carine Geltrudes Webber
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