Explorando a IA generativa nas escolas: aprimorando habilidades de interpretação de dados

Authors

  • Caroline Lisiak Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Geltrudes Webber Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241320

Keywords:

Inteligência Artificial, Estatística, Interpretação de dados, Ensino Médio

Abstract

Este artigo apresenta a aplicação de modelos de Inteligência Artificial (IA) no ensino da disciplina de Estatística Básica para alunos do segundo ano do Ensino Médio. A atividade teve como objetivo principal desenvolver a habilidade de interpretação crítica de gráficos, explorando diferentes perspectivas de análise proporcionadas pelos modelos de IA Chat GPT e Gemini. A atividade, realizada em grupos, promoveu o aprofundamento da análise comparativa entre as interpretações produzidas pelos alunos e aquelas geradas pelos modelos de IA. O foco esteve na identificação de padrões, tendências e inconsistências, com vistas a enriquecer o aprendizado e estimular uma compreensão crítica dos dados. O debate final, ao comparar as análises realizadas pelos alunos e pelos modelos de IA, evidenciou a importância de múltiplas abordagens na interpretação de dados, consolidando uma experiência educativa inovadora e fortalecendo a integração entre os conteúdos de Estatística e as funcionalidades dos modelos de IA.

 

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Published

12/26/2024

How to Cite

Lisiak, C., & Geltrudes Webber, C. (2024). Explorando a IA generativa nas escolas: aprimorando habilidades de interpretação de dados. Scientia Cum Industria, 13(2), e241320. https://doi.org/10.18226/23185279.e241320

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics