Vol. 15 No. 1 (2025): XIII Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha

Published: 12/03/2025

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

  • Inteligência artificial generativa na educação científica: da teoria à prática pedagógica inovadora

    Agostinho Serrano
    e251501
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251501
  • O “Ser Professor de Matemática”: identidade profissional e formação continuada em uma rede municipal de ensino

    Graziele DallAcua
    e251502
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251502
  • A matemática do cotidiano e o ensino investigativo: uma abordagem interdisciplinar sobre consumo e finanças

    Bruna Saraiva Boschi, Fernanda Miotto
    e251503
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251503
  • Matemática e Geografia: um estudo de caso sobre a descendência das famílias no ambiente escolar

    Andréa Cantarelli Morales, Ingrid Nara Courtois, Julia Bolzzoni Ferronato, Patrícia Bonamigo Favaro, Vinícius Eduardo Pauls Haeuser
    e251504
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251504
  • Desenvolvendo projetos de pesquisa para feira de ciências no Ensino Fundamental como estratégia para alfabetização científica e tecnológica

    Andrieli Santos Orback, Odilon Giovannini
    e251505
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251505
  • Mão na massa: explorando a ciência na prática

    Leticia Maria Mossmann
    e251506
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251506
  • Interdisciplinaridade no estudo da Araucaria angustifólia (Bertol.) Kuntze por meio da aplicação de metodologias ativas

    Carine de Camargo Vieira, José Arthur Martins
    e251507
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251507
  • Cultura Maker: integrando Ciências e Computação no Ensino Fundamental

    Luciana Troyano, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz
    e251508
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251508
  • Sequência didática interdisciplinar sobre luzes e sombras para educação infantil

    Glades Velho Cavaletti Bizutti, Fernanda Miotto, José Arthur Martins
    e251509
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251509
  • Através de todos os cliques: como os algoritmos das redes sociais te tornam exposto às fake news

    Raissa de Lima Rodrigues, Daniela Fracasso, Giulia Menegat Delazzeri
    e251510
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251510
  • Uma conexão interdisciplinar entre Matemática e Ciências Humanas na análise de dados demográficos de questões do ENEM

    Juliana Signor, Caroline Lisiak, José Arthur Martins
    e251511
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251511
  • Adulteração de alimentos com amido: uma sequência didática para o ensino de soluções

    Gabrielli Pietski Gomes, Eduarda Caríssimi, Clarissa Tolardo, Bruna Zenato Corso
    e251512
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251512
  • Do tradicional ao significativo: uma abordagem interdisciplinar com geometria e horta escolar

    Tales Bettanin Bertoni, Micael Brambilla Pellizzer, José Arthur Martins, Odilon Giovannini
    e251513
    DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.e251513