Como diferenciar os elementos do sangue humano? Uma proposta interdisciplinar escolar

Authors

  • Camila de Césaro Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves, RS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Marcelo Guindani Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves, RS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Tânia Dall’Oglio Tasca Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves, RS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

Abstract

O presente artigo apresenta uma proposta de ação interdisciplinar escolar voltada ao estudo de Densidade, envolvendo as disciplinas de Ciência e Matemática, para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A interdisciplinaridade pode ser compreendida, entre tantas definições, como a interação existente entre duas ou mais disciplinas, podendo encaminhar da simples comunicação das ideias até a integração de terminologia e procedimentos mais complexos. No âmbito da Educação Básica, a interdisciplinaridade pode ser capaz de proporcionar um ambiente de ensino facilitador da aprendizagem que visa compartilhar significados atribuídos pelos estudantes aos objetos de estudos de cada disciplina. A proposta aqui apresentada foi elaborada a partir da inserção de momentos interdisciplinares nas disciplinas envolvidas utilizando a estratégia didática denominada laboratório investigativo com o tema gerados relação entre densidade e o sangue. A ação interdisciplinar foi planejados para ocorrer em oito períodos de 50 minutos cada, nos quais são desenvolvidas as cinco etapas que constituem o laboratório investigativo. A proposta envolve atividades experimentai, registro de observações, discussão e argumentação dos estudantes, avaliações formativas, autoavaliação e avaliação da proposta. A fragmentação do currículo escolar pode ser superada por meio de ações educativas na perspectiva interdisciplinar, reunindo professores e proporcionando ao estudantes uma visão mais realísticas dos eventos que ocorrem ao seu redor e, dessa forma, contribuindo para tornar o ambiente escolar mais dinâmico e atraente.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v9iss3p7

Author Biography

Camila de Césaro, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves, RS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

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Published

12/20/2021

How to Cite

de Césaro, C., Guindani, M., Tasca, T. D., & Martins, J. A. (2021). Como diferenciar os elementos do sangue humano? Uma proposta interdisciplinar escolar. Scientia Cum Industria, 9(3), 7–10. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/10542

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha