Como diferenciar os elementos do sangue humano? Uma proposta interdisciplinar escolar
Abstract
O presente artigo apresenta uma proposta de ação interdisciplinar escolar voltada ao estudo de Densidade, envolvendo as disciplinas de Ciência e Matemática, para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A interdisciplinaridade pode ser compreendida, entre tantas definições, como a interação existente entre duas ou mais disciplinas, podendo encaminhar da simples comunicação das ideias até a integração de terminologia e procedimentos mais complexos. No âmbito da Educação Básica, a interdisciplinaridade pode ser capaz de proporcionar um ambiente de ensino facilitador da aprendizagem que visa compartilhar significados atribuídos pelos estudantes aos objetos de estudos de cada disciplina. A proposta aqui apresentada foi elaborada a partir da inserção de momentos interdisciplinares nas disciplinas envolvidas utilizando a estratégia didática denominada laboratório investigativo com o tema gerados relação entre densidade e o sangue. A ação interdisciplinar foi planejados para ocorrer em oito períodos de 50 minutos cada, nos quais são desenvolvidas as cinco etapas que constituem o laboratório investigativo. A proposta envolve atividades experimentai, registro de observações, discussão e argumentação dos estudantes, avaliações formativas, autoavaliação e avaliação da proposta. A fragmentação do currículo escolar pode ser superada por meio de ações educativas na perspectiva interdisciplinar, reunindo professores e proporcionando ao estudantes uma visão mais realísticas dos eventos que ocorrem ao seu redor e, dessa forma, contribuindo para tornar o ambiente escolar mais dinâmico e atraente.
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