Geometria em movimento: criando polígonos com origami
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241311Keywords:
Geometria, Ensino de matemática, Origami, Atividade práticaAbstract
Este artigo apresenta uma abordagem prática e lúdica para o ensino de geometria por meio da construção de origamis de sólidos geométricos. Realizada durante um workshop no Evento PEnsE 2024, no IFRS Campus Farroupilha, em outubro de 2024, uma atividade fundamenta-se nas teorias de Piaget e Dewey, que destaca a importância do aprendizado por meio do concreto e de experiências comprovadas. A oficina explorou o uso de origamis como recurso para engajar os alunos, unindo conceitos geométricos e atividades manuais. No ensino de geometria, os conceitos, muitas vezes, são apresentados de forma abstrata, o que pode dificultar a compreensão dos alunos. No entanto, ao introduzir atividades práticas, como a criação de sólidos geométricos com origamis, os alunos têm a oportunidade de interagir com as formas tridimensionais de maneira concreta. Essa abordagem permite que eles visualizem e manipulem os sólidos, compreendendo propriedades de simetria e identificando elementos, como vértices, faces e arestas, de forma intuitiva. Os resultados apresentados que a proposta foi bem-sucedida: os alunos participantes, encantados com a experiência de dobrar papel e formar sólidos geométricos. A conclusão reforça a relevância de atividades lúdicas no ensino de matemática, proporcionando um aprendizado significativo e prazeroso.
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Copyright (c) 2024 Caroline Lisiak, Juliana Signor, Laurete Zanol Sauer
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