Uma proposta de ação interdisciplinar sobre densidade no Ensino Fundamental
Abstract
Os avanços científicos e tecnológicos acarretam transformações na sociedade e, consequentemente, geram necessidades de mudanças à prática educativa. Para que os alunos possam potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades, são necessárias práticas educativas interdisciplinares para que os estudantes se desenvolvam integralmente e aprendam de forma significativa. Dessa forma, esta ação interdisciplinar foi elaborada nas disciplinas de Experimentação em Ensino de Ciências e Matemática e de Projetos Interdisciplinares do curso de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul (UCS), para aplicação em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. A ação interdisciplinar proposta é baseada nas Unidades Didáticas Integradas e conta com onze momentos distintos para trabalhar os conceitos de densidade, tendo como objetivo a melhor compreensão desta vasta concepção e as possíveis provocações desencadeadas a partir de uma situação problema. A proposta aqui descrita é uma orientação e um ponto de partida para diversificar os métodos de ensino visando c. Desse modo, é necessário que os alunos desenvolvam habilidades e competências para o seu futuro através de aprendizagens significativas.
References
O. Pombo, Interdisciplinaridade e Integração dos Saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, p. 3 -15, março 2005.
V. Lavaqui and I.L.Batista, Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007.
Y. Lenoir. Didática e Interdisciplinaridade: Uma complementaridade necessária e incontornável. Didática e interdisciplinaridade / Ivani CA. Fazenda (org.). — Campinas, SP: Papirus, 1998. — (Coleção Práxis) Vários autores.
I. C. A. Fazenda. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6º edição. São Paulo: Loyola, 2011.
I. L. Batista and R. F. Salvi, Perspectiva Pó- Moderna e Interdisciplinaridade Educativa: Pensamento Complexo e Reconciliação Integrativa. Ensaio, vol 8, n 2, dez. 2006.
J. T. Klein. Ensino Interdisciplinar: Didática e Teoria. Didática e interdisciplinaridade / Ivani CA. Fazenda (org.). — Campinas, SP: Papirus, 1998. — (Coleção Práxis) Vários autores.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
S. C. Ferreira. Conhecimento físico: análise do laboratório investigativo para o ensino de física na educação básica - uma experiência com eletrostática. 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).