Uma proposta de ação interdisciplinar sobre densidade no Ensino Fundamental

Authors

  • Daniela Fracasso Universidade de Caxias do Sul
  • Josiana de Góes Pedroso Terres
  • Júlia Giacomet Thomazoni
  • José Arthur Martins

Abstract

Os avanços científicos e tecnológicos acarretam transformações na sociedade e, consequentemente, geram necessidades de mudanças à prática educativa. Para que os alunos possam potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades, são necessárias práticas educativas interdisciplinares para que os estudantes se desenvolvam integralmente e aprendam de forma significativa. Dessa forma, esta ação interdisciplinar foi elaborada nas disciplinas de Experimentação em Ensino de Ciências e Matemática e de Projetos Interdisciplinares do curso de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul (UCS), para aplicação em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. A ação interdisciplinar proposta é baseada nas Unidades Didáticas Integradas e conta com onze momentos distintos para trabalhar os conceitos de densidade, tendo como objetivo a melhor compreensão desta vasta concepção e as possíveis provocações desencadeadas a partir de uma situação problema. A proposta aqui descrita é uma orientação e um ponto de partida para diversificar os métodos de ensino visando c. Desse modo, é necessário que os alunos desenvolvam habilidades e competências para o seu futuro através de aprendizagens significativas.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p83

References

O. Pombo, Interdisciplinaridade e Integração dos Saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, p. 3 -15, março 2005.

V. Lavaqui and I.L.Batista, Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007.

Y. Lenoir. Didática e Interdisciplinaridade: Uma complementaridade necessária e incontornável. Didática e interdisciplinaridade / Ivani CA. Fazenda (org.). — Campinas, SP: Papirus, 1998. — (Coleção Práxis) Vários autores.

I. C. A. Fazenda. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6º edição. São Paulo: Loyola, 2011.

I. L. Batista and R. F. Salvi, Perspectiva Pó- Moderna e Interdisciplinaridade Educativa: Pensamento Complexo e Reconciliação Integrativa. Ensaio, vol 8, n 2, dez. 2006.

J. T. Klein. Ensino Interdisciplinar: Didática e Teoria. Didática e interdisciplinaridade / Ivani CA. Fazenda (org.). — Campinas, SP: Papirus, 1998. — (Coleção Práxis) Vários autores.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

S. C. Ferreira. Conhecimento físico: análise do laboratório investigativo para o ensino de física na educação básica - uma experiência com eletrostática. 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2018.

Downloads

Published

2023-02-07

How to Cite

Fracasso, D., Terres, J. de G. P., Thomazoni, J. G., & Martins, J. A. (2023). Uma proposta de ação interdisciplinar sobre densidade no Ensino Fundamental. Scientia Cum Industria, 10(1), 83–87. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11274

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha