Dessalinização da água do mar: um caminho interdisciplinar para suprir a escassez da água

Authors

  • Eliel Felizardo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriele Bianchi Zattera Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241319

Keywords:

Dessalinização, mar, ensino, interdisciplinaridade

Abstract

O processo de dessalinização da água do mar emerge como uma abordagem interdisciplinar para enfrentar a crescente escassez de água. Este caminho integrador envolve a colaboração entre diversas disciplinas, como Física e Ciências Biológicas, para explorar métodos eficazes de dessalinização. Além de lidar com os desafios técnicos, o enfoque interdisciplinar também considera as implicações ambientais, econômicas e sociais dessa prática. O objetivo é analisar a dessalinização como uma solução sustentável para a escassez hídrica, promovendo a compreensão e ação conjunta para abordar os complexos desafios relacionados à disponibilidade de água potável. Por isso, este texto com o uso das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade apresentamos as etapas de um trabalho pedagógico que permite discutir a dessalinização da água do mar, como um caminho para suprir os recursos hídricos, além de desenvolver as habilidades da Alfabetização Científica e Tecnológica e seus objetivos. Notamos que um trabalho de cunho social e pedagógico promove aprendizagens atitudinais e conceituais nos indivíduos, já que eles terão a possibilidade de escolher quais objetos do conhecimento querem desenvolver, mas também ter a sensibilidade no outro ser humano que não tem um dos principais recursos da natureza, que é a água potável.

Downloads

Published

12/24/2024

How to Cite

Felizardo, E., Bianchi Zattera , G., & Martins, J. A. (2024). Dessalinização da água do mar: um caminho interdisciplinar para suprir a escassez da água . Scientia Cum Industria, 13(2), e241319. https://doi.org/10.18226/23185279.e241319

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics