Sequência didática interdisciplinar sobre luzes e sombras para educação infantil

Authors

  • Glades Velho Cavaletti Bizutti Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Fernanda Miotto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0002-2828-4917
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251509

Keywords:

Interdisciplinaridade, Aprendizagem por investigação, Educação infantil

Abstract

Este artigo apresenta a sequência didática "Luzes e Sombras", uma proposta pedagógica destinada ao Berçário 1 (crianças de 0 a 1 ano e 6 meses). O objetivo principal é promover o desenvolvimento integral dos bebês por meio da exploração de fenômenos naturais de luz e sombra, baseando-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A relevância desta sequência reside na sua conexão interdisciplinar com as Ciências da Natureza, incentivando uma experiência investigativa desde a Educação Infantil. A proposta é fundamentada na interdisciplinaridade e nas práticas experimentais investigativas, adaptadas para a Educação Infantil. A metodologia é intrinsecamente interdisciplinar, alinhando-se aos Campos de Experiência da BNCC: "O Eu, o Outro e o Nós", "Corpo, Gestos e Movimentos", "Traços, Sons, Cores e Formas" e "Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações", com destaque para o objetivo de explorar o ambiente pela ação e observação. O papel do professor é de mediador, incentivando a exploração ativa e sensorial dos bebês, que comunicam suas descobertas através de balbucios, gestos e expressões.

Author Biographies

Fernanda Miotto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

José Arthur Martins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Downloads

Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Velho Cavaletti Bizutti, G.; Miotto, F.; Martins, J. A. Sequência didática Interdisciplinar Sobre Luzes E Sombras Para educação Infantil. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251509.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>