Interdisciplinaridade no estudo da Araucaria angustifólia (Bertol.) Kuntze por meio da aplicação de metodologias ativas
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251507%20Keywords:
Interdisciplinaridade, Araucaria angustifólia, Metodologias ativas, Educação ambiental, Ensino de CiênciasAbstract
Este estudo propõe uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Ciências, Língua Portuguesa e Cultura Digital, tendo como eixo temático o estudo da Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze. Fundamentada em metodologias ativas, a proposta visa enfrentar a impercepção botânica e promover aprendizagens significativas sobre biologia, ecologia e conservação da espécie. A sequência didática foi estruturada em sete etapas, envolvendo diagnóstico inicial, aulas expositivas dialogadas, práticas laboratoriais, pesquisa em fontes digitais, saída de campo, produção de podcasts e avaliação pós-intervenção. As atividades priorizam a integração entre teoria e prática, a autonomia discente e o uso de recursos tecnológicos como instrumentos de expressão e socialização do conhecimento. Espera-se que a implementação favoreça o protagonismo dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento crítico e a valorização da biodiversidade, contribuindo para a formação de uma consciência socioambiental. Conclui-se que a interdisciplinaridade, aliada às metodologias ativas e à cultura digital, constitui uma estratégia eficaz para ampliar o engajamento e a compreensão dos alunos sobre os processos ecológicos e a conservação da Araucaria angustifolia, tornando o ensino de Ciências mais contextualizado, reflexivo e significativo.
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Copyright (c) 2025 Carine de Camargo Vieira, José Arthur Martins

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