Do tradicional ao significativo: uma abordagem interdisciplinar com geometria e horta escolar
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251513Keywords:
Aprendizagem significativa, Ensino tradicional, Paradigma, GeometriaAbstract
Este artigo propõe uma atividade interdisciplinar envolvendo Matemática e Biologia, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, visando superar as limitações do ensino tradicional. Utilizando o conceito de "quebra de paradigma" de Thomas Kuhn, os autores discutem a transição de um modelo focado na memorização e passividade para um que valoriza os conhecimentos prévios e a participação ativa do estudante. A aplicação prática consiste na criação de uma horta orgânica escolar com canteiros nos formatos das figuras geométricas do Tangram. A sequência didática integra temas de sustentabilidade com a geometria, desafiando os alunos a calcular áreas e perímetros através da investigação e descoberta, em vez da simples aplicação mecânica de fórmulas. Conclui-se que, embora o ensino tradicional possua relevância no rigor conceitual, ele tornou-se insuficiente isoladamente. É necessário complementar as práticas pedagógicas com metodologias que contextualizem o aprendizado e tornem o aluno protagonista, atendendo às demandas educacionais contemporâneas.
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Copyright (c) 2025 Tales Bettanin Bertoni, Micael Brambilla Pellizzer, José Arthur Martins, Odilon Giovannini

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