Interdisciplinaridade no estudo da Araucaria angustifólia (Bertol.) Kuntze por meio da aplicação de metodologias ativas

Authors

  • Carine de Camargo Vieira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0005-8158-9703

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251507%20

Keywords:

Interdisciplinaridade, Araucaria angustifólia, Metodologias ativas, Educação ambiental, Ensino de Ciências

Abstract

Este estudo propõe uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Ciências, Língua Portuguesa e Cultura Digital, tendo como eixo temático o estudo da Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze. Fundamentada em metodologias ativas, a proposta visa enfrentar a impercepção botânica e promover aprendizagens significativas sobre biologia, ecologia e conservação da espécie. A sequência didática foi estruturada em sete etapas, envolvendo diagnóstico inicial, aulas expositivas dialogadas, práticas laboratoriais, pesquisa em fontes digitais, saída de campo, produção de podcasts e avaliação pós-intervenção. As atividades priorizam a integração entre teoria e prática, a autonomia discente e o uso de recursos tecnológicos como instrumentos de expressão e socialização do conhecimento. Espera-se que a implementação favoreça o protagonismo dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento crítico e a valorização da biodiversidade, contribuindo para a formação de uma consciência socioambiental. Conclui-se que a interdisciplinaridade, aliada às metodologias ativas e à cultura digital, constitui uma estratégia eficaz para ampliar o engajamento e a compreensão dos alunos sobre os processos ecológicos e a conservação da Araucaria angustifolia, tornando o ensino de Ciências mais contextualizado, reflexivo e significativo.

Author Biographies

Carine de Camargo Vieira, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

José Arthur Martins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Downloads

Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Vieira, C. de C.; Martins, J. A. Interdisciplinaridade No Estudo Da Araucaria angustifólia (Bertol.) Kuntze Por Meio Da aplicação De Metodologias Ativas. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251507.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics