Construção de uma Unidade Didática Integrada: o lixo que jogamos fora
Abstract
O presente artigo apresenta uma proposta de unidade didática interdisciplinar envolvendo os seguintes componentes curriculares: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Arte e História do sexto ano do Ensino Fundamental. Visando auxiliar o docente na prática interdisciplinar em sala de aula, o artigo propõe uma abordagem interdisciplinar sobre o tema meio ambiente, com foco no descarte de resíduos secos e úmidos. Para isso elaborou-se uma Unidade Didática Integrada, cuja aplicação está dividida em dez aulas, possuindo entre duas e quatro horas/aulas cada. O objetivo da presente Unidade Didática Integrada é executar ações para a reutilização dos resíduos gerados na escola, com o foco na conscientização do descarte adequado para esses resíduos. Para isso, inicia-se abordando o tema de resíduos secos produzidos na sala de aula, coletando dados por um período de tempo e expressando esses dados através da matemática, em seguida a separação desses resíduos e a produção de papel reciclado. Com os resíduos úmidos propõe-se que os discentes construam uma composteira e para finalizar apresentem o trabalho desenvolvido para a comunidade escolar. Dessa forma, o planejamento de uma proposta interdisciplinar dinamiza os temas que podem ser trabalhados amplamente em diversos componentes curriculares, favorecendo o desenvolvimento cognitivo dos discentes.
References
V. Lavaqui and I. L. Batista, Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência e Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007.
Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018.
D. F. R. Magalhães. Interdisciplinaridade e aprendizagem baseada em problemas (ABP): uma breve revisão bibliográfica. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 2877-2886, 2021.
I. C. A. Fazenda. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. Edições Loyola, 2002.
M. A. de Souza, et al. Currículo e Interdisciplinaridade. Imagens da Educação ISSN 2179-8427, v. 10, n. 2, p. 104-124, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).