Bem-estar animal

a bioética na criação de animais para a produção de couro animal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v14.n2.06

Palabras clave:

bioética, Bem-Estar Animal, Couro Bovino, Direito Ambiental, Direito Animal

Resumen

O presente trabalho objetiva analisar a observância pelo Brasil, da bioética e da ética quanto ao ser, ao tratar do bem-estar animal e questionar a utilização dos produtos e subprodutos dos bovinos destinados para o abate. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizar-se-á como marco teórico as reflexões filosóficas de Naves e Reis relativas à bioética, tendo por método o dedutivo com base em análise de dados e da revisão bibliográfica integrativa numa pesquisa descritiva qualitativa. Como conclusão, reconhece-se que, de forma global, a conscientização sobre o Direito Animal e sua efetiva aplicação ainda estão em desenvolvimento, sendo atualmente fortemente defendidas as políticas de bem estar animal. No que tange a utilização de animais para abate, grande parte dos resíduos são destinadas para diversas indústrias, sendo que quase a totalidade do couro bovino é destinada a curtumes. Entretanto, apesar do aproveitamento do subproduto, a utilização do couro bovino não é livre de impactos ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ingrid Moreira Santos, Escola Superior Dom Helder Câmara

Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara (2018). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito/ área de concentração Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara. Advogada - Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Minas Gerais é professora de Direito Constitucional e Direitos Humanos- Ápice Cursos. Com ênfase de atuação em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: estatuto da criança e do adolescente, docência jurídica e ensino do direito. Atua como analista na CEAPA (central de alternativas penais) realizando o acompanhamento de alternativas penais com ênfase nos Direitos humanos e Direito Penal. É pós graduada em Direito Privado pela Faculdade Arnaldo

Michele Silva Pires, Escola Superior Dom Helder Câmara

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO/UFMG (2001). Analista educacional na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, mediadora de atividades assistidas com equinos e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito/ área de concentração Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara. Experiência na área de Educação e também de Atividades Assistidas com Equinos com ênfase em promoção do bem estar único, pesquisando e atuando a partir das seguintes temáticas: saúde, aprendizagem e desenvolvimento humano, educação ambiental, etologia equina e neurociências.

Sébastien Kiwonghi Bizawu , Escola Superior Dom Helder Câmara

Pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra, Portugal. Doutor e Mestre em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Ex-Pró-Reitor do Programa de Pós-Graduação em Direito ambiental e desenvolvimento sustentável (PPGD) da Escola Superior Dom Helder Câmara. Atualmente, Pró-Reitor de Intercâmbio e Internacionalização Institucional (junho 2021). Professor de Direito Internacional Ambiental pelo PPGD da Dom Helder Câmara, Escola de Direito. Professor de Direito Internacional Público e Privado. Professor visitante da Université du Kwango UNIK-na República Democrática do Congo (RDC), de Droit Civil II et Droit Civil III, de Législation em matière économique e Droit économique Communautaire Africain et Professor da Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete FDCL- com Projeto Diálogos Fundamentais. Graduado em Filosofia pelo Institut de Philosophie Saint Augustin, IPSA, República Democrática do Congo (RDC)/África. Sacerdote auxiliar na Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte e Missionário do Verbo Divino (SVD). Graduado em Teologia pelo Institut de Théologie Eugène de Mazenod, ITEM, República Democrática do Congo (RDC)/África. Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior de Juiz de Fora/MG. Especialista em Direito Civil e Processo Civil, Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário. Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do Grupo de Pesquisa Estratégica sobre a PanAmazônia da Escola Superior Dom Helder Câmara - Belo Horizonte-MG e Líder do Grupo de Pesquisa Direito dos Animais, Economia, Cultura, Sustentabilidade e Desafios da Proteção Internacional e de Iniciação Científica Direito das Minorias no Estado Democrático de Direito: Efetividade jurisdicional dos direitos humanos da Escola Superior Dom Helder Câmara. Coordenador do Projeto ?AFRODOM?, com o apoio da FAPEMIG. Membro Curador da Fundação Movimento Direito e Cidadania (FMDC). Autores de vários livros e artigos científicos.

Citas

ATAIDE JUNIOR, Vicente. Introdução ao Direito Animal Brasileiro. Revista Brasileira de Direito Animal, Salvador, v. 13, n. 3, 2018. DOI: 10.9771/rbda.v13i3.28768. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RBDA/article/view/28768. Acesso em: 16 out. 2023.

BRAMBELL COMMITTEE. Report of the Technical Committee to Enquire into the Welfare of Animal kept under intensive Livestock Husbandry Systems. Command paper 2836. Her Majesty´s Stationery Office, Londres, 1965. Disponível em: https://archive.org/details/b3217276x/mode/2up Acesso em: 18 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Página digital. Saúde de A a Z: Saúde Única. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-unica#:~:text=A%20Sa%C3%BAde%20%C3%9Anica%20%C3%A9%20uma,de%20pessoas%2C%20animais%20e%20ecossistemas. Acesso em: 15 out. 2023

BRASIL. Lei n°4.888, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965. Proíbe o emprego da palavra couro em produtos industrializados, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4888.htm#:~:text=LEI%20No%204.888%2C%20DE%209%20DE%20DEZEMBRO%20DE%201965.&text=Fa%C3%A7o%20saber%20que%20o%20CONGRESSO,obtidos%20exclusivamente%20de%20pele%20animal. Acesso em 05 dez. 2023

BIZAWU, Sébastien Kiwonghi; COELI, Natália Rocha. A insustentabilidade da Agropecuária: uma análise do ponto de vista da consciência ética animal e ambiental. In: BIZAWU, Sébastien Kiwonghi (org). Direito dos Animais e Justiça Internacional: a (in)efetividade jurisdicional na era das diferenças. Instituto Memória, Editora - Curitiba, 2017

BRANDÃO, Raul. Os fundamentos teóricos do direito animal: da antiguidade a Peter Singer e Tom Regan. (p. 185_201) In: DIAS, Edna Cardozo; SALLES, Álvaro Angelo (org). Direito Animal: A defesa dos animais sob uma perspectiva ética, histórica e jurídica. 3i editora - Belo Horizonte, 2017

FASIABEN, Maria do Carmo Ramos; OLIVEIRA, Stanley Robson de Medeiros; MORAES, André Steffens; ALMEIDA, Maxwell Merçon Tezolin Barros; OLIVEIRA, Octávio Costa de; EUSÉBIO, Gabriela dos Santos. Diferenciação e caracterização de municípios produtores de bovinos de corte no bioma Mata Atlântica segundo o Censo Agropecuário 2017. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, [digital], 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/sbiagro.2021. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbiagro/article/view/18378/18211 Acesso em: 05 nov. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Agropecuário 2017. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/pecuaria.html. Acesso em 13 out. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/home/ipca/brasil. Acesso em 13 out. 2023.

MARTINS, Juliane Caravieri; NUNES, Cicília Araújo. Os “animais de Produção” para a alimentação humana e o direito constitucional ambiental e ecológico: paradoxos ético-jurídicos. Revista Brasileira de Políticas Públicas. v10, n.03, p. 2020 ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line) Disponível em: https://doi.org/10.5102/rbpp.v10i3.6988 Acesso em: 12 out. 2023

MALAFAIA, Guilherme Cunha [et al.]. Análise de desempenho econômico do complexo agroindustrial da bovinocultura de corte brasileira / Campo Grande, MS : Embrapa Gado de Corte. Agosto, 2020. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1124849/1/DOC-282-Final-em-Alta.pdf Acesso em: 03 nov. 2023

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA. Instrução Normativa GM/MAPA nº 46 de 28 de agosto de 2018. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/transito-animal/arquivos-transito-internacional/IN46_2018comalteraes.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA . Instrução Normativa GM/MAPA nº 56, de 6 de novembro de 2008. Disponível em:

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/animal/bem-estar-animal/arquivos/arquivos-legislacao/in-56-de-2008.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.

NAVES, Bruno Torquato de Oliveira; REIS, Émilien Vilas Boas. Bioética ambiental: premisas para o diálogo entre a ética, a bioética, o biodireito e o direito ambiental. 2. ed., rev. e aum. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

PAZZINI, Bianca; SPAREMBERGER, Raquel Fabiana Lopes. A Produção e o Consumo de Carne Como Prejudiciais ao Meio Ambiente, aos Direitos Humanos e aos Direitos Animais: Perspectivas para um Efetivo Direito Humano à Alimentação Adequada. Veredas do Direito – Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. v. 12 n. 23 (2015). Disponível em: http://revista.domhelder.edu.br/index.php/veredas/article/view/501. Acesso em 28 out. 2023.

REIS, Emilién Vilas Boas; LACERDA, Gustavo Maciel Filgueiras. A defesa dos animais a partir da tradição judaico-cristã. In: DIAS, Edna Cardozo; SALLES, Álvaro Angelo (org). Direito Animal: A defesa dos animais sob uma perspectiva ética, histórica e jurídica. 3i editora - Belo Horizonte, 2017. p.(83)-(100)

REIS, Émilien Vilas Boas; NAVES, Bruno Torquato Oliveira; RIBEIRO, Luiz Gustavo Gonçalves Um posicionamento jurídico-filosófico contra a metafísica dos “ismos”: uma análise sobre os animais. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 15, n. 31, p. 67-94, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.domhelder.edu.br/revista/index.php/veredas/article/view/1265 Acesso em: 10 out. 2023.

Relatório anual estudo do setor de curtumes no Brasil. Disponível em: https://cicb.org.br/storage/files/repositories/php6PfDVM-cic-institucional-relatorio-semestral-2022-digital-af-compressed.pdf Acesso em: 05 dez. 2023.

SANTOS, P. V. S.; ARAÚJO, M. A. de. A METODOLOGIA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE CURTUME. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 524–547, 2020. DOI: 10.19177/rgsa.v9e12020524-547. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/6374. Acesso em: 5 dez. 2023.

SOARES, Ivone Oliveira Bem-estar animal: a aplicabilidade ético-filosófica ante a trajetória paradigmática do direito ambiental e o reconhecimento da senciência animal na era de novos direitos. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior Dom Helder Câmara. Belo Horizonte - MG: Dom Helder, 2020. 159 p.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução Industrial. Tradução: Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016

Publicado

2025-04-10

Cómo citar

Moreira Santos, I., Pires, M. S., & Kiwonghi Bizawu , S. (2025). Bem-estar animal: a bioética na criação de animais para a produção de couro animal. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 14(2), 1–18. https://doi.org/10.18226/22370021.v14.n2.06

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.