AMPLITUDE DOS EFEITOS INDENIZATÓRIOS E REPARATÓRIOS DO DANO MORAL COLETIVO AMBIENTAL COMO EXPRESSÃO DO ESTADO DE DIREITO AMBIENTAL: VISITA AO EMBLEMÁTICO RECURSO ESPECIAL 598.281
Palavras-chave:
bem ambiental, dano moral coletivo ambiental, degradação do meio ambiente, Estado de direito ambiental.Resumo
Institutos e eventos jurídicos tradicionalmente reconhecidos, a exemplo do dano moral, adequam-se ao modelo do Estado de Direito Ambiental somente quando seus efeitos são maximizados em prol da defesa ambiental, o que simultaneamente leva ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do próprio arquétipo de Estado. Partindo-se da premissa de que a teoria do Estado de Direito Ambiental apresenta vastos e aprofundados meios e recursos dirigidos à proteção do meio ambiente, demonstra-se que as abrangentes dimensões indenizatórias e reparatórias decorrentes do Dano Moral Coletivo Ambiental encontram-se em consonância com esta opção de Estado. Para este fim, num primeiro momento, destacam-se conceito e atributos do Estado de Direito Ambiental. Logo em seguida, expõe-se de que variadas formas o dano moral pode se manifestar, o que conduz ao reconhecimento do Dano Moral Coletivo Ambiental. Finalmente, visita-se o Resp. 598.281, marcante por inaugurar nos tribunais superiores brasileiros as discussões a respeito da possibilidade de Dano Moral Coletivo Ambiental e suas consequências jurídicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.