Práticas Editoriais

BOAS PRÁTICAS EDITORIAIS

A RDAS busca a adequação aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Brasil, especialmente com relação ao disposto na Portaria nº 145/2021, que consolida as disposições sobre o Qualis Periódicos.

Em nível internacional, a RDAS também preocupa-se em cumprir de todas as exigências de boas práticas editoriais, tendo como referencial os critérios disponíveis na COPE (publicationethics.org).

CRITÉRIOS DE PUBLICAÇÃO

INEDITISMO

A RDAS publica apenas artigos inéditos. Os textos submetidos para publicação não podem estar disponíveis em quaisquer outros meios, inclusive repositórios institucionais. 

Ao submeter um artigo à RDAS, o autor se compromete formalmente em não o submeter, concomitantemente, a outro periódico ou evento, sob pena de exclusão do sistema e vedação de nova submissão por tempo indeterminado.

Diante do requisito de ineditismo, também é realizada verificação de plágio e autoplágio. Além disso, é realizada verificação de conteúdo gerado por Inteligência Artificial - IA. Com base nos resultados, o Editor tem autonomia para rejeitar o artigo de forma preliminar ou encaminhá-lo para avaliação.

AUTORIA

Os artigos devem ser redigidos por no máximo três autores, sendo que ao menos um deles deverá possuir título de doutor e, preferencialmente, ser vinculado a um Programa de Pós-Graduação em Direito ou nas áreas afins à temática ambiental.

Quanto aos demais coautores, a revista prioriza a presença de doutores e doutorandos. A presença de coautores mestres, mestrandos, graduados ou graduandos não é prioritária, mas é permitida, desde que um dos autores possua título de doutor. 

A RDAS adota o critério de alto grau de exogenia de seus autores (mínimo de 75%). Ou seja, na formação de uma edição prioriza-se a publicação de ao menos 75% de artigos cuja autoria seja de:

a) autores não pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Direito da UCS;

b) autores não pertencentes ao Conselho Editorial ou do conselho de pareceristas;

c) autores não vinculados a instituições do Estado do Rio Grande do Sul;

d) autores que ainda não publicaram na RDAS, para evitar demasiada repetição de autoria.

Em razão disso, os editores e o Conselho Editorial se reservam o direito de não publicar textos aprovados imediatamente, considerando critérios como o número máximo de artigos por volume e critérios de exogenia e endogenia.

IMPORTANTE: Para acompanhar o fluxo editorial de sua submissão, acesse o sistema. Em caso de dúvidas, contate a equipe editorial. 

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E CONFLITO DE INTERESSES

Ao submeter o artigo à revista, os autores DECLARAM que:

Participaram da concepção, execução, análise de resultados, redação do artigo e contribuíram efetivamente para a realização da pesquisa.

Responsabilizam-se pelo seu conteúdo e afirmam que não foram omitidas informações de financiamento por Agências de Fomento ou empresas que possam ter interesse na publicação deste artigo.

O artigo é original e que não foi publicado anteriormente, nem total, nem parcialmente, em formato impresso ou eletrônico, nem foi submetido à publicação em periódicos científicos ou técnicos e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista.

Seguem as diretrizes da Revista para o uso de Inteligência Artificial - IA.

Não possuem qualquer conflito de interesse com o tema abordado no artigo nem com os produtos técnicos/processos e serviços, quando for o caso, tenham sido gerados na pesquisa.

Não possuem qualquer conflito de interesse de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira com autores, revisores e editores.

Eventual conflito será informado pelos autores no campo "Conflito de Interesses" no momento da Submissão e especificado em "comentários ao Editor".

DIRETRIZES ÉTICAS | ETHICAL GUIDELINES

COPE. Participação no Corpo Editorial. Guidelines: editorial board participation — English.
 
COPE. Guia de ferramentas de ética para uma corpo editorial de sucesso: Um guia COPE. Ethics toolkit for a successful editorial office: A COPE Guide — English
 
COPE. Diretrizes Éticas para revisão por Pares. Ethical Guidelines for Peer Reviewers. Version 2 September 2017. https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.9. COPE, 2019. Committee on Publication Ethics (CC BY-NC-ND 4.0) https://publicationethics.org.
 
COPE, DOAJ OASPA WAME. Princípios de Transparência e Boas Práticas na Publicação Acadêmica. Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing — English. https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.12. 2022 COPE, DOAJ, OASPA, WAME.
 
COPE Council. Orientações para Editores: Pesquisa, Auditoria e Avaliações de Serviços. Guidance for Editors: Research, Audit, and Service Evaluations. Version 2. January 2014
https://doi.org/10.24318/B0fI5nuw. Committee on Publication Ethics (CC BY-NC-ND 4.0) https://publicationethics.org.
 
COPE Council. Diretrizes para a gestão das relações entre periódicos pertencentes a sociedades científicas, suas respectivas sociedades e editoras. Guidelines for Managing the Relationships Between Society-owned Journals, their Society, and Publishers. Version 1 October. https://doi.org/10.24318/cope.2018.1.2. Committee on Publication Ethics (CC BY-NC-ND 4.0) https://publicationethics.org.