Fluxo do artigo
FLUXO EDITORIAL
FASE 1: DESK REVIEW - ANTI-PLÁGIO, IA e condições de submissão
A revista apenas aceita submissões enviadas por este site.
Não aceitamos submissões por e-mail ou outra forma.
A análise preliminar dos artigos é realizada em desk review pelos editores. Essa fase ocorre respeitando a ordem cronológica de submissão e enfatiza a observância das normas técnicas, das diretrizes da RDAS e adequação temática à política editorial.
Diante do requisito de ineditismo, também é realizada verificação de plágio e autoplágio. Além disso, é realizada verificação de conteúdo gerado por Inteligência Artificial - IA. Com base nos resultados, o Editor tem autonomia para rejeitar o artigo de forma preliminar ou encaminhá-lo para avaliação.
Plataforma de detecção de plágio: Plagius
Na fase de desk review o editor avaliará o seguinte:
- Os autores deverão preencher o resumo da biografia, instituição, local, área de atuação, link para o currículo lattes (brasileiros) e registro no ORCID (todas as nacionalidades), o que pode ser feito em https://orcid.org/register.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto é escrito por, no máximo, três autores, sendo obrigatório que um deles possua titulação de Doutor.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word doc. ou docx. e utiliza o Template Modelo de artigo disponível em; https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/libraryFiles/downloadPublic/5
- O texto deverá ter o mínimo de 15 e máximo de 30 páginas, incluídas as referências.
- O texto está no escopo da Revista, conforme a Árvore de Temas, na página Sobre a Revista.
- O artigo não contém qualquer identificação de autoria, tanto no texto quanto nas propriedades do arquivo, sob pena de rejeição preliminar.
- A revista recebe artigos em língua portuguesa e nas seguintes línguas estrangeiras: inglês, espanhol, italiano ou francês.
- O texto cumpre com os parâmetros da Política Editorial para evitar o plágio e utilização de conteúdo gerado por Inteligência Artificial - IA.
Prazo: 2 meses.
FASE 2: AVALIAÇÃO DUPLO-CEGA / DUBLE BLIND REVIEW
Os artigos aprovados na fase 1 são encaminhados aos pareceristas para avaliação cega.
Os pareceristas possuem titulação de Doutorado e são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.
Tendo em vista que a RDAS está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Direito da UCS, situado na cidade de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, para manter a exogenia dos parecerista que efetivamente emitiram pareceres, serão priorizados:
a) pareceristas não pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Direito da UCS;
b) pareceristas não pertencentes ao Conselho Editorial;
c) pareceristas não vinculados a instituições do Estado do Rio Grande do Sul;
d) pareceristas de local e instituição distintos dos autores;
e) pareceristas que recentemente não avaliaram artigos na RDAS, para evitar demasiada repetição;
Durante o fluxo editorial, na fase de avaliação do artigo por pareceristas na modalidade duplo-cega, o avaliador seguirá o seguinte formulário de avaliação:
A avaliação do parecerista poderá recomendar:
a) aceite;
b) rejeição;
c) correções obrigatórias;
Em caso de divergência entre os pareceres, o Editor poderá selecionar outro avaliador ou rejeitar o manuscrito.
Considerando que muitos avaliadores não cumprem os prazos designados pelos Editores, bem como o elevado fluxo de submissões na Revista, os artigos podem permanecer nessa fase por até 12 (doze) meses após o início da fase de avaliação, embora o prazo médio seja bem menor.
Prazo para avaliador aceitar ou recusar: 1 semana
Prazo concedido ao avaliador: 3 semanas
Prazo: 2 meses
FASE 3: EDIÇÃO DE TEXTO E EDITORAÇÃO
REVISÃO DO TEXTO E FORMATAÇÃO
Em caso de os avaliadores recomendarem o aceite da submissão e não havendo pendências, o editor comunica o aceite da submissão.
Após, o artigo é encaminhado para fase de edição de texto, onde será submetido à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista.
Nesta fase o autor poderá ser comunicado para realizar ajustes finais no artigo, bem como atualizar as informações de metadados e currículo.
Estando aprovada a versão do texto, o artigo segue para editoração, momento no qual é realizada a diagramação com ajuste de formatação.
Prazo: 2 meses
FASE 4: AGENDAMENTO
Após a aprovação da revisão de texto e da formatação, o artigo é agendado para publicação em uma edição ex: Vol. 15 nº 1 jan.jun. 2025
Para cumprir com os critérios de endogenia, os artigos podem permanecer nessa fase por até 6 meses antes de sua publicação em um dos números da Revista, não havendo garantia de que a publicação ocorra no mesmo ano da aprovação.
Prazo: 2 meses
FASE 5: PUBLICAÇÃO
Cumpridos os requisitos, o artigo é publicado no formato de Publicação Avançada de Artigo, ou Ahead of Print ou Online First Publication.
Trata-se de uma modalidade de publicação individual antecipada de artigos já aprovados e editorados, realizada antes da composição dos números. Ou seja, publica-se artigo por artigo por ordem de anterioridade.
Quando o conjunto dos artigos estiver publicado, compõe-se a edição completa, incluído editorial e número DOI de cada artigo.
Prazo: 2 meses.





