Fluxo do artigo

FLUXO EDITORIAL

FASE 1: DESK REVIEW - ANTI-PLÁGIO, IA e condições de submissão

A revista apenas aceita submissões enviadas por este site.

Não aceitamos submissões por e-mail ou outra forma.

A análise preliminar dos artigos é realizada em desk review pelos editores. Essa fase ocorre respeitando a ordem cronológica de submissão e enfatiza a observância das normas técnicas, das diretrizes da RDAS e adequação temática à política editorial.

Diante do requisito de ineditismo, também é realizada verificação de plágio e autoplágio. Além disso, é realizada verificação de conteúdo gerado por Inteligência Artificial - IA. Com base nos resultados, o Editor tem autonomia para rejeitar o artigo de forma preliminar ou encaminhá-lo para avaliação.

Prazo: até 2 meses.

FASE 2: AVALIAÇÃO DUPLO-CEGA / DUBLE BLIND REVIEW 

Os artigos aprovados na fase 1 são encaminhados aos pareceristas para avaliação cega.

Os pareceristas possuem titulação de Doutorado e são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. 

Tendo em vista que a RDAS está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Direito da UCS, situado na cidade de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, para manter a exogenia dos parecerista que efetivamente emitiram pareceres, serão priorizados:

a) pareceristas não pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Direito da UCS;

b) pareceristas não pertencentes ao Conselho Editorial;

c) pareceristas não vinculados a instituições do Estado do Rio Grande do Sul;

d) pareceristas de local e instituição distintos dos autores;

e) pareceristas que recentemente não avaliaram artigos na RDAS, para evitar demasiada repetição;

A avaliação do parecerista poderá recomendar:

a) aceite;

b) rejeição;

c) correções obrigatórias;

Em caso de divergência entre os pareceres, o Editor poderá selecionar outro avaliador ou rejeitar o manuscrito.

Considerando que muitos avaliadores não cumprem os prazos designados pelos Editores, bem como o elevado fluxo de submissões na Revista, os artigos podem permanecer nessa fase por até 12 (doze) meses após o início da fase de avaliação, embora o prazo médio seja bem menor.

Prazo para avaliador aceitar ou recusar: 1 semana

Prazo concedido ao avaliador: 3 semanas

Prazo: 2 meses

FASE 3: EDIÇÃO DE TEXTO E EDITORAÇÃO

REVISÃO DO TEXTO E FORMATAÇÃO

Em caso de os avaliadores recomendarem o aceite da submissão e não havendo pendências, o editor comunica o aceite da submissão.

Após, o artigo é encaminhado para fase de edição de texto, onde será submetido à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista.

Nesta fase o autor poderá ser comunicado para realizar ajustes finais no artigo, bem como atualizar as informações de metadados e currículo.

Estando aprovada a versão do texto, o artigo segue para editoração, momento no qual é realizada a diagramação com ajuste de formatação.

Prazo: 2 meses

FASE 4: AGENDAMENTO

Após a aprovação da revisão de texto e da formatação, o artigo é agendado para publicação em uma edição ex: Vol. 15 nº 1 jan.jun. 2025

Para cumprir com os critérios de endogenia, os artigos podem permanecer nessa fase por até 6 meses antes de sua publicação em um dos números da Revista, não havendo garantia de que a publicação ocorra no mesmo ano da aprovação.

Prazo: 2 meses

FASE 5: PUBLICAÇÃO

Cumpridos os requisitos, o artigo é publicado no formato de Publicação Avançada de Artigo, ou Ahead of Print ou Online First Publication.

Trata-se de uma modalidade de publicação individual antecipada de artigos já aprovados e editorados, realizada antes da composição dos números. Ou seja, publica-se artigo por artigo por ordem de anterioridade.

Quando o conjunto dos artigos estiver publicado, compõe-se a edição completa, incluído editorial e número DOI de cada artigo.